
Nesta segunda-feira (13), o vereador Guilherme Kilter (NOVO) protocolou seu primeiro Projeto de Lei, que propõe medidas para profissionalizar a gestão das unidades educacionais municipais.
Foto: Guilherme Kilter é um dos 3 parlamentares do NOVO em Curitiba (créditos: Câmara Municipal de Curitiba).
O objetivo da matéria é garantir mais profissionalismo na administração das escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros de Educação Infantil (CEIs).
Inspirado pela recente Lei Estadual nº 21.648/2023 e por práticas bem-sucedidas de outros municípios, o projeto altera dispositivos da Lei Municipal nº 14.528/2014, trazendo novos critérios técnicos para a seleção de diretores e vice-diretores das unidades educacionais.
As principais mudanças do projeto são:
– A implementação de um curso de formação e avaliação de conhecimentos para candidatos aos cargos de direção escolar;
– A proibição de candidatura para pessoas que tenham atuado em estruturas decisórias de partidos políticos ou campanhas eleitorais nos últimos três anos.
“O objetivo é fortalecer a gestão escolar e afastá-la de influências político-partidárias, priorizando a capacidade técnica e o compromisso com a educação de qualidade para as crianças e jovens da nossa cidade”, afirma o vereador do NOVO.
A medida também visa valorizar os gestores escolares e melhorar os resultados educacionais.
“Quando o gestor está devidamente capacitado, toda a comunidade escolar se beneficia: alunos, professores e pais”, complementa Kilter.
Clique aqui e acompanhe Guilherme Kilter nas redes sociais!
Guilherme Kilter, de 23 anos, é o parlamentar mais jovem da atual legislatura da Câmara de Curitiba e foi o segundo candidato a vereador mais votado da história da cidade.
Comprometido com os valores conservadores e com a liberdade econômica, Kilter busca renovar e qualificar a política local e nacional.