O deputado federal eleito Felipe Camozzato (NOVO) e o advogado Matheus Schilling (NOVO) protocolaram notícia-crime no Ministério Público Eleitoral pedindo a investigação do diretor-presidente do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Gilberto Barichello, por coação eleitoral. O alvo é um vídeo em que o dirigente se dirige aos funcionários da estatal, associa a vitória de Flávio Bolsonaro à privatização do GHC e pede votos abertamente a Lula no segundo turno.
A ação do NOVO foi protocolada nesta terça-feira (20). Na gravação, publicada no dia 11 de outubro, Barichello fala diretamente aos servidores e afirma que, em caso de vitória de Flávio, o GHC será privatizado e o trabalhador concursado será, na prática, demitido.
Em seguida, solicita apoio eleitoral a Lula. O material utiliza a autoridade do cargo para vincular o futuro profissional dos empregados ao resultado das urnas.
Além de exercer pressão hierárquica, o dirigente descumpre a própria orientação interna da empresa. O GHC havia divulgado um guia eleitoral que proíbe seus agentes de usar o cargo para influenciar eleitores, com atenção redobrada às chefias.
A representação pede que o Ministério Público Eleitoral apure possível crime de coação no ambiente de trabalho e o uso da autoridade do cargo para interferir no processo eleitoral.
Confira: “13 motivos para não votar em Lula”!
Enquanto outras legendas relativizam ou se calam diante de abusos cometidos por dirigentes de estatais, o NOVO transforma denúncia em ação concreta.
A coação de servidores, o uso da autoridade do cargo e a tentativa de amarrar o emprego ao resultado das urnas são práticas que o partido combate constantemente.
A defesa da lisura eleitoral e do princípio de que ninguém pode se valer do cargo público para pressionar subordinados faz parte da identidade do NOVO.
Empresas estatais não são palanque eleitoral. Servidores não são sinônimo de voto para candidatos de esquerda. E gestores que tratam a estrutura pública como instrumento de campanha devem ser responsabilizados com o rigor da lei.
Confira: “Motivos para votar em Flávio Bolsonaro e por que o NOVO apoia ele”!