O Diretório Estadual do NOVO/RS comunica a expulsão de Mauricio Marcon, vereador de Caxias do Sul (RS), em caráter definitivo

25 de agosto de 2021

O Diretório Estadual do NOVO/RS comunica a expulsão de Mauricio Marcon, vereador de Caxias do Sul (RS), em caráter definitivo.

A decisão foi tomada pela Comissão de Ética Partidária (CEP) em virtude das manifestações de Marcon, atacando dirigentes, resoluções, normas e decisões dos órgãos partidários, vindo a causar dano à imagem e à reputação do NOVO, sem apresentar qualquer prova.

O NOVO tem como um de seus princípios a liberdade com responsabilidade. Maurício Marcon agiu de forma absolutamente irresponsável, atacando publicamente de forma descabida e irrazoável a integridade da instituição.
O vereador demostrou plena consciência da gravidade dos seus atos, que poderiam ter como consequência, segundo suas próprias palavras, “até uma expulsão”.

A CEP entendeu procedente a denúncia e concluiu por unanimidade que Mauricio Marcon, com suas ações, descumpriu compromissos assumidos com a instituição e amplamente divulgados no Estatuto do NOVO, Código de Conduta, Termo de Compromisso e Atuação Legislativa e Resolução Partidária.

Os dispositivos que fundamentam a decisão são os artigos 13, incisos II e IV, os artigos 17 e artigo 18 inciso XII do Estatuto do NOVO; a Resolução 31, artigo 3º, I (b),o Código de Conduta nos itens IV e IX do artigo 3º; e o Termo de Compromisso no artigo 9º inciso V.

Dessa forma, as declarações do denunciado, em sua maior parte, foram caracterizadas como infração ética e indisciplina partidária grave e foi aplicada, de forma unânime pelos membros da CEP, a pena de expulsão do quadro de filiados, com base no §3º do artigo 21 e no inciso VII, alíneas “a” e “e” do Estatuto do NOVO e no §4º do artigo 21 da resolução 31.

O NOVO tem como norma partidária manter todos os processos em sigilo até o seu encerramento em respeito aos denunciantes e denunciados.

O vereador teve direito à ampla defesa em todo o processo, nos termos do nosso Estatuto e das normas internas do NOVO. Cabe destacar que o mesmo optou por não recorrer da decisão e pleitear a revisão da penalidade imposta, confirmando assim a sua expulsão dos quadros do NOVO nesta data.

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

Confira mais notícias do NOVO
Requerimentos de informação de Adriana Ventura em conjunto com outros deputados do NOVO buscam esclarecer o escândalo do roubo de empréstimos consignados pelo INSS (créditos: Câmara dos Deputados).

Escândalo dos Consignados: NOVO Questiona Governo Lula e AGU sobre Processos Judiciais Envolvendo Fraudes nos Empréstimos do INSS

O escândalo do roubo de mais de R$ 90 bilhões em empréstimos consignados pelo INSS precisa ser esclarecido: por isso, os deputados do NOVO apresentaram dois requerimentos de informação sobre ações judiciais relacionadas a descontos em empréstimos dessa categoria que beneficiaram o instituto de previdência nos últimos 10 anos. Ambos os requerimentos foram protocolados na […]
Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini protocolaram uma ação contra a viagem ilegal de Janja à Rússia (créditos: reprodução).

Após Viagem de Janja para Rússia, Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini Acionam Justiça Federal para Barrar Viagens Internacionais da Primeira-dama com Dinheiro Público

A primeira-dama, Janja, não tem o direito de utilizar dinheiro público para realizar viagens representando o governo brasileiro, como faz na viagem à Rússia: por isso, o vereador de Curitiba, Guilherme Kilter (NOVO), e o advogado Jeffrey Chiquini, filiado ao NOVO, entraram com uma ação na justiça para barrar este absurdo. Os dois representantes do […]
Marcel van Hattem solicitou a presença do ministro Ricardo Lewandowski para esclarecer o asilo político concedido à ex-primeira-dama corrupta do Peru (créditos: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados).

FAB Usada para Resgatar Ex-primeira-dama Corrupta do Peru: Câmara Aprova Pedido de Marcel van Hattem para Convocar Ricardo Lewandowski para Esclarecer o Caso

O governo brasileiro precisa explicar por que usou recursos públicos, por meio da Força Aérea (FAB), para resgatar a ex-primeira-dama corrupta do Peru, Nadine Heredi, quando ela estava prestes a ser presa: é por isso que o deputado Marcel van Hattem (NOVO-RS) pediu a convocação do ministro da Justiça do governo Lula, Ricardo Lewandowski, para […]