Tiago Mitraud apresenta quatro emendas à MP das normas excepcionais do ano letivo

16 de abril de 2020

Semana passada, o Governo publicou a MP nº 934/2020 com regras que estabelecem normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes do enfrentamento da situação de emergência de saúde pública.

 

A Medida dispensa, em caráter excepcional, as escolas de educação básica da obrigatoriedade de observar o mínimo de 200 dias letivos de efetivo trabalho escolar. Determina que a carga horária mínima de oitocentas horas deve ser cumprida. Dispensa as instituições de educação superior (em caráter excepcional), do cumprimento da obrigatoriedade de mínimo de dias letivos. Estabelece que as referidas dispensas têm vigência durante o ano letivo afetado pelas medidas de emergências relacionadas ao novo coronavírus. Autoriza as instituições de ensino a abreviarem a duração dos cursos de Medicina, Farmácia, Enfermagem e Fisioterapia, cumpridas as condições previstas.

 

Para o deputado federal do NOVO, Tiago Mitraud (MG), a MP deixou alguns pontos importantes de fora. Por isso, propôs quatro emendas:

 

A Emenda 213, autoriza que as redes públicas de ensino, em alternativa à merenda, distribuam alimentos ou dinheiro às famílias para não prejudicar a alimentação dos alunos.

 

A Emenda 214, considera os 200 dias no cálculo dos repasses à Educação, evitando queda abrupta do Orçamento nas redes de ensino.

 

A Emenda 215, permite a antecipação da conclusão de cursos técnicos profissionalizantes da área de saúde.

 

E a Emenda 216, determina que as universidades públicas ofereçam disciplinas teóricas via Ensino à Distância (EaD).

 

Medidas urgentes para enfrentar a crise causada pelo coronavírus são fundamentais. As necessidades mais importantes para a população devem ser adaptadas à situação da melhor maneira possível e o NOVO estará atuante para que os efeitos sejam minimizados para os cidadãos.

 

#NOVOnaPrática

 
 

Foto: Talles Kunzler/Partido Novo
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

Confira mais notícias do NOVO
Requerimentos de informação de Adriana Ventura em conjunto com outros deputados do NOVO buscam esclarecer o escândalo do roubo de empréstimos consignados pelo INSS (créditos: Câmara dos Deputados).

Escândalo dos Consignados: NOVO Questiona Governo Lula e AGU sobre Processos Judiciais Envolvendo Fraudes nos Empréstimos do INSS

O escândalo do roubo de mais de R$ 90 bilhões em empréstimos consignados pelo INSS precisa ser esclarecido: por isso, os deputados do NOVO apresentaram dois requerimentos de informação sobre ações judiciais relacionadas a descontos em empréstimos dessa categoria que beneficiaram o instituto de previdência nos últimos 10 anos. Ambos os requerimentos foram protocolados na […]
Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini protocolaram uma ação contra a viagem ilegal de Janja à Rússia (créditos: reprodução).

Após Viagem de Janja para Rússia, Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini Acionam Justiça Federal para Barrar Viagens Internacionais da Primeira-dama com Dinheiro Público

A primeira-dama, Janja, não tem o direito de utilizar dinheiro público para realizar viagens representando o governo brasileiro, como faz na viagem à Rússia: por isso, o vereador de Curitiba, Guilherme Kilter (NOVO), e o advogado Jeffrey Chiquini, filiado ao NOVO, entraram com uma ação na justiça para barrar este absurdo. Os dois representantes do […]
Marcel van Hattem solicitou a presença do ministro Ricardo Lewandowski para esclarecer o asilo político concedido à ex-primeira-dama corrupta do Peru (créditos: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados).

FAB Usada para Resgatar Ex-primeira-dama Corrupta do Peru: Câmara Aprova Pedido de Marcel van Hattem para Convocar Ricardo Lewandowski para Esclarecer o Caso

O governo brasileiro precisa explicar por que usou recursos públicos, por meio da Força Aérea (FAB), para resgatar a ex-primeira-dama corrupta do Peru, Nadine Heredi, quando ela estava prestes a ser presa: é por isso que o deputado Marcel van Hattem (NOVO-RS) pediu a convocação do ministro da Justiça do governo Lula, Ricardo Lewandowski, para […]