Minas Gerais é o segundo colocado em Índice de Transparência e Governança

15 de julho de 2022

Estado registrou 90 pontos nos critérios avalizados

O governo de Minas Gerais ficou em segundo lugar no 1º Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), lançado dia 5/7 pela Transparência Internacional – Brasil. O ranking apresenta uma pontuação de 0 a 100 para cada Estado Brasileiro e o Distrito Federal.

Sobre o índice

O Índice de Transparência e Governança Pública é mais uma ferramenta apresentada pela Transparência Internacional Brasil para que a imprensa e os próprios órgãos de controle possam comparar a evolução dos níveis de transparência e governança pública do país. Essa foi a primeira edição do Índice Transparência e Governança Pública.

Esse ano de 2022, a Transparência Internacional – Brasil desenvolveu a metodologia e avaliou os 27 governos estaduais e distrital e apoiou e capacitou oito organizações da sociedade civil para que fizessem a avaliação dos governos municipais nas regiões onde atuam.

O índice será publicado anualmente com a avaliação dos entes públicos brasileiros a partir de critérios essenciais para sua integridade que abrangem: Administração e Governança, Transparência Financeira e Orçamentária, Transformação Digital, Comunicação, Participação, e Dados Abertos. A classificação elenca de “péssimo”, para estados com menos de 20 pontos, a “ótimo” para 80 ou mais pontos.

“Ao contrário do que acontecia no passado, Minas agora tem Gestão Transparente”, comemorou o governador Romeu Zema (NOVO) em suas redes sociais.

A Transparência Internacional é uma organização sem fins lucrativos anticorrupção sediada em Berlim que atua no nível internacional. Seu propósito é combater a corrupção e as atividades criminosas ligadas a atos corruptos.

Foto: Bruno Magalhçaes/Imprensa MG

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

Confira mais notícias do NOVO
Requerimentos de informação de Adriana Ventura em conjunto com outros deputados do NOVO buscam esclarecer o escândalo do roubo de empréstimos consignados pelo INSS (créditos: Câmara dos Deputados).

Escândalo dos Consignados: NOVO Questiona Governo Lula e AGU sobre Processos Judiciais Envolvendo Fraudes nos Empréstimos do INSS

O escândalo do roubo de mais de R$ 90 bilhões em empréstimos consignados pelo INSS precisa ser esclarecido: por isso, os deputados do NOVO apresentaram dois requerimentos de informação sobre ações judiciais relacionadas a descontos em empréstimos dessa categoria que beneficiaram o instituto de previdência nos últimos 10 anos. Ambos os requerimentos foram protocolados na […]
Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini protocolaram uma ação contra a viagem ilegal de Janja à Rússia (créditos: reprodução).

Após Viagem de Janja para Rússia, Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini Acionam Justiça Federal para Barrar Viagens Internacionais da Primeira-dama com Dinheiro Público

A primeira-dama, Janja, não tem o direito de utilizar dinheiro público para realizar viagens representando o governo brasileiro, como faz na viagem à Rússia: por isso, o vereador de Curitiba, Guilherme Kilter (NOVO), e o advogado Jeffrey Chiquini, filiado ao NOVO, entraram com uma ação na justiça para barrar este absurdo. Os dois representantes do […]
Marcel van Hattem solicitou a presença do ministro Ricardo Lewandowski para esclarecer o asilo político concedido à ex-primeira-dama corrupta do Peru (créditos: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados).

FAB Usada para Resgatar Ex-primeira-dama Corrupta do Peru: Câmara Aprova Pedido de Marcel van Hattem para Convocar Ricardo Lewandowski para Esclarecer o Caso

O governo brasileiro precisa explicar por que usou recursos públicos, por meio da Força Aérea (FAB), para resgatar a ex-primeira-dama corrupta do Peru, Nadine Heredi, quando ela estava prestes a ser presa: é por isso que o deputado Marcel van Hattem (NOVO-RS) pediu a convocação do ministro da Justiça do governo Lula, Ricardo Lewandowski, para […]