
Além de São Paulo, o projeto que prevê medidas para evitar o abandono e a evasão escolar também já é lei no estado do Rio de Janeiro
A Lei de Prevenção ao Abandono e Evasão Escolar de autoria da vereadora do NOVO em São Paulo Cris Monteiro, sancionada em setembro deste ano, segue inspirando políticos de outras cidades que desejam replicar a lei em seus municípios.
Antes mesmo da pandemia, Cris Monteiro já se preocupava com o tema. E com a interrupção presencial das aulas e a crise econômica gerada pela contaminação da Covid-19, o assunto tornou-se ainda mais urgente. Estudo nacional da Unicef mostra que o abandono e a evasão escolar subiram de 2% para 9,2% no Estado de SP na comparação entre 2019 e 2020 na faixa estudantil de 6 a 17 anos.
A lei de Monteiro implementa ações e princípios para políticas públicas que ajudam a evitar o abandono escolar, utilizando-se de estruturas já existentes.
Além de São Paulo, o projeto já é lei no estado do Rio de Janeiro, por meio de uma proposta apresentado pela deputada do NOVO Adriana Balthazar.
Em Curitiba, Amália Tortato e Indiara Barbosa; em
Minas Gerais, a deputada do NOVO Laura Serrano; em Belo Horizonte, a vereadora Marcela Tropia; em Campinas, o vereador Paulo Gaspar; e em São José dos Campos, o vereador Thomaz Henrique.
Foto: saopauloparacriancas.com.br