Sancionado o Projeto de Cris Monteiro que institui políticas de combate à evasão escolar em São Paulo

9 de junho de 2021

Agora é lei. Foi sancionado pelo prefeito Ricardo Nunes nesta terça-feira (08/06), o projeto de lei da vereadora de São Paulo Cris Monteiro (NOVO) Nº 076/21, que cria a Política Municipal de Prevenção ao Abandono e Evasão Escolar de São Paulo.

A nova lei sancionada vai implementar ações e princípios para políticas públicas que ajudarão a evitar o abandono escolar, utilizando-se de estruturas já existentes.

Antes mesmo da pandemia, Cris Monteiro já se preocupava com o tema.  E com a interrupção presencial das aulas e a crise econômica gerada pela contaminação da Covid-19, o assunto tornou-se ainda mais urgente. Estudo nacional da Unicef mostra que o abandono e a evasão escolar subiram de 2% para 9,2% no Estado de SP na comparação entre 2019 e 2020 na faixa estudantil de 6 a 17 anos. “O impacto que a evasão escolar causa é tremendo. Precisamos barrar essa exclusão agora. Caso contrário teremos várias gerações de alunos impactadas”, afirma Cris Monteiro.

No projeto, a vereadora propõe ações para deixar as aulas mais atrativas aos alunos e aumentar a frequência à escola como, por exemplo, maior uso da tecnologia na sala de aula. Outra ideia é utilizar a inteligência artificial para criar mensagens SMS de incentivo aos alunos e de acompanhamento das atividades, os nudge bots. Com base nas respostas ou na falta delas, é possível observar o comportamento dos alunos e pensar em estratégias de engajamento. O PL propõe ainda visitas aos alunos que abandonaram a escola ou estão prestes a deixar de frequenta-la para verificar os motivos da evasão.

O PL propõe também uma versão moderna de acompanhamento vocacional dos alunos, chamado no texto de “Projeto de Vida”. O objetivo é que os professores ajudem os estudantes a identificar suas aspirações, interesses e metas e também conheçam as possibilidades profissionais e de estudo disponíveis após a conclusão do ensino básico. “Queremos que a escola se interesse pelo futuro do aluno e esteja mais próximo dele, ajudando-o a planejar sua carreira. Também queremos que as famílias sigam mais de perto as atividades escolares dos estudantes e de seus planos para o futuro”, diz a vereadora.

Acesse este LINK para conhecer o texto da lei.

#NOVOnaPrática

Foto: acervo pessoal – vereadora Cris Monteiro

Receba nossas

novidades por

email!