Com voto favorável da bancada do NOVO, Alerj aprova por unanimidade o afastamento do governador Wilson Witzel

25 de setembro de 2020

O plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou no último dia 23, o encaminhamento do processo de impeachment do governador afastado do Rio, Wilson Witzel (PSC), ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

A decisão foi unânime —69 deputados votaram de maneira favorável à continuidade do processo que pode levar Witzel à saída definitiva do cargo.

Os parlamentares aprovaram o relatório produzido pela Comissão de Impeachment da Alerj que aponta supostas irregularidades cometidas por Witzel em compras e renovações de contratos para a área da saúde durante a pandemia do coronavírus.

https://twitter.com/freitasnovorj/status/1309593255898738689?s=20

Antes do governador manifestar a sua defesa, os parlamentares do discursaram sobre o processo de impeachment. Os deputados do NOVO Alexandre Freitas e Chicão Bulhões fizeram duras críticas à condução do mandato e às denúncias de supostas irregularidades em compras e renovações de contratos para a área da saúde durante a pandemia do coronavírus.

Após o recebimento do documento pelo Tribunal de Justiça, o governador Witzel passará a ficar “duplamente afastado”, porque ele já havia sido afastado do cargo por 180 dias pelo Superior Tribunal de Justiçano final de agosto.

Witzel terá até seis meses para oferecer suas alegações a um tribunal misto composto por cinco deputados e cinco desembargadores, que poderá decidir ou não pelo impeachment.

Imagens: Sessão plena Alerj/Youtube

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

Confira mais notícias do NOVO
Requerimentos de informação de Adriana Ventura em conjunto com outros deputados do NOVO buscam esclarecer o escândalo do roubo de empréstimos consignados pelo INSS (créditos: Câmara dos Deputados).

Escândalo dos Consignados: NOVO Questiona Governo Lula e AGU sobre Processos Judiciais Envolvendo Fraudes nos Empréstimos do INSS

O escândalo do roubo de mais de R$ 90 bilhões em empréstimos consignados pelo INSS precisa ser esclarecido: por isso, os deputados do NOVO apresentaram dois requerimentos de informação sobre ações judiciais relacionadas a descontos em empréstimos dessa categoria que beneficiaram o instituto de previdência nos últimos 10 anos. Ambos os requerimentos foram protocolados na […]
Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini protocolaram uma ação contra a viagem ilegal de Janja à Rússia (créditos: reprodução).

Após Viagem de Janja para Rússia, Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini Acionam Justiça Federal para Barrar Viagens Internacionais da Primeira-dama com Dinheiro Público

A primeira-dama, Janja, não tem o direito de utilizar dinheiro público para realizar viagens representando o governo brasileiro, como faz na viagem à Rússia: por isso, o vereador de Curitiba, Guilherme Kilter (NOVO), e o advogado Jeffrey Chiquini, filiado ao NOVO, entraram com uma ação na justiça para barrar este absurdo. Os dois representantes do […]
Marcel van Hattem solicitou a presença do ministro Ricardo Lewandowski para esclarecer o asilo político concedido à ex-primeira-dama corrupta do Peru (créditos: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados).

FAB Usada para Resgatar Ex-primeira-dama Corrupta do Peru: Câmara Aprova Pedido de Marcel van Hattem para Convocar Ricardo Lewandowski para Esclarecer o Caso

O governo brasileiro precisa explicar por que usou recursos públicos, por meio da Força Aérea (FAB), para resgatar a ex-primeira-dama corrupta do Peru, Nadine Heredi, quando ela estava prestes a ser presa: é por isso que o deputado Marcel van Hattem (NOVO-RS) pediu a convocação do ministro da Justiça do governo Lula, Ricardo Lewandowski, para […]