
O governo do estado de São Paulo apresentou um pacote de incentivos para montadoras em São Paulo. Chamado de IncentivAuto, o programa vai dar descontos progressivos, de até 25%, na alíquota do Imposto de Circulação de Bens e Serviços (ICMS) devido sobre a produção de automóveis no estado.
Conforme a proposta, para receber o benefício fiscal, as montadoras devem investir ao menos R$ 1 bilhão na abertura de fábricas, além da contratação de 400 trabalhadores. Para obter o desconto máximo, de 25%, as montadoras precisarão investir ao menos R$ 10 bilhões, segundo o secretário da Fazenda do governo paulista, Henrique Meirelles.
Segundo reportagem do Estadão, “Daniel José, deputado estadual do NOVO, entende que o governador se equivoca ao subsidiar dessa forma o setor automotivo – e contradiz a cartilha do liberalismo.
Quer entender o que é o IncentivAuto, programa de benefícios fiscais para montadoras proposto pelo governo do estado de São Paulo? pic.twitter.com/FMMEUIVJSL
— NOVO 30 (@partidonovo30) September 28, 2019
Incentivos e subsídios significam que a população está pagando a conta de alguém. Há décadas governos realizam programas de incentivos para as montadoras às custas da população.
A Bancada do NOVO SP vai atuar na Assembleia contra mais esse incentivo.
Imagem: Rodrigo Paiva/Folhapress