Alexandre Freitas protocola projeto para aumentar a segurança no RJ

17 de junho de 2019

O Rio de Janeiro é um dos estados mais violentos do país. Conhecer os riscos das áreas locais por onde se circula é uma medida preventiva necessária muito eficaz para a proteção e transparência da atuação policial.

 

Pensando nisso, o deputado estadual Alexandre Freitas (NOVO RJ), protocolou o Projeto de Lei nº 722/2019 que propõe a classificação de áreas de risco em zonas verde, amarela e vermelha, conforme relatórios de serviços de inteligência.

 

 

A proposição busca garantir os direitos fundamentais dos agentes de segurança pública e dos moradores de regiões conflagradas, submetidas diariamente a cenários de guerra e a todas as mazelas decorrentes do confronto armado que assola o Estado do Rio de Janeiro.

 

A falta de clareza e objetividade na informação acerca das áreas do Estado que se encontram sob domínio ou influência direta de grupos criminosos, armados ou não, impede a otimização de recursos públicos, financeiros e humanos, no trato da segurança pública, submetendo os cidadãos domiciliados nas regiões dominadas à insegurança, incerteza e medo permanentes.

 

O projeto também prevê o uso de equipamentos táticos de acordo com os riscos inerentes de cada área. O objetivo é dar maior proteção ao policial e garantir o sucesso das operações. Segundo a proposta, o planejamento estratégico deve ser registrado antes da operação, com áudio e vídeo das ações policiais nas áreas de maior risco. Esta medida  tornará as condutas auditáveis ao mesmo tempo que protege o morador da zona de risco.

 

Mais segurança, transparência e eficiência para as operações policiais é essencial para o avanço nas pautas de segurança pública.

 

Um NOVO Brasil já começou

 
 

Foto: Josi Gonçalves/Ponte Jornalismo

 

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

Confira mais notícias do NOVO
Requerimentos de informação de Adriana Ventura em conjunto com outros deputados do NOVO buscam esclarecer o escândalo do roubo de empréstimos consignados pelo INSS (créditos: Câmara dos Deputados).

Escândalo dos Consignados: NOVO Questiona Governo Lula e AGU sobre Processos Judiciais Envolvendo Fraudes nos Empréstimos do INSS

O escândalo do roubo de mais de R$ 90 bilhões em empréstimos consignados pelo INSS precisa ser esclarecido: por isso, os deputados do NOVO apresentaram dois requerimentos de informação sobre ações judiciais relacionadas a descontos em empréstimos dessa categoria que beneficiaram o instituto de previdência nos últimos 10 anos. Ambos os requerimentos foram protocolados na […]
Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini protocolaram uma ação contra a viagem ilegal de Janja à Rússia (créditos: reprodução).

Após Viagem de Janja para Rússia, Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini Acionam Justiça Federal para Barrar Viagens Internacionais da Primeira-dama com Dinheiro Público

A primeira-dama, Janja, não tem o direito de utilizar dinheiro público para realizar viagens representando o governo brasileiro, como faz na viagem à Rússia: por isso, o vereador de Curitiba, Guilherme Kilter (NOVO), e o advogado Jeffrey Chiquini, filiado ao NOVO, entraram com uma ação na justiça para barrar este absurdo. Os dois representantes do […]
Marcel van Hattem solicitou a presença do ministro Ricardo Lewandowski para esclarecer o asilo político concedido à ex-primeira-dama corrupta do Peru (créditos: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados).

FAB Usada para Resgatar Ex-primeira-dama Corrupta do Peru: Câmara Aprova Pedido de Marcel van Hattem para Convocar Ricardo Lewandowski para Esclarecer o Caso

O governo brasileiro precisa explicar por que usou recursos públicos, por meio da Força Aérea (FAB), para resgatar a ex-primeira-dama corrupta do Peru, Nadine Heredi, quando ela estava prestes a ser presa: é por isso que o deputado Marcel van Hattem (NOVO-RS) pediu a convocação do ministro da Justiça do governo Lula, Ricardo Lewandowski, para […]