Margaret Thatcher

29 de junho de 2020

Em uma época em que as mulheres ainda tinham pouco espaço na política, Margaret Thatcher foi eleita Primeira-Ministra, em 1979, onde permaneceu no cargo por 11 anos.

Defensora das ideias liberais e do fim do programa intervencionista do Partido Trabalhista, que estava em vigor desde o fim da Segunda Guerra Mundial, Thatcher não só foi a primeira mulher a chegar a esta posição no Reino Unido, como também foi quem ocupou por mais tempo a função no século XX.

Diante de sua postura inflexível na defesa do livre mercado, um jornalista soviético, em tom pejorativo, referiu-se à Thatcher como Dama de Ferro. Ao contrário do que ele imaginava, ela gostou do apelido e passou a utilizá-lo na sua campanha eleitoral de 1979. Após eleita, se manteve firme em suas posições e não cedeu às pressões de grupos de interesse, lobistas e sindicatos em sua missão de liberar a economia.

A Inglaterra vivia há quase 4 décadas com políticas baseadas no desenvolvimento econômico através do planejamento estatal, que restringiam cada vez mais a liberdade do cidadão, aumentavam a carga tributária, o desemprego, a inflação e o déficit.

Quando foi eleita, Thatcher tirou da bolsa um livro do economista liberal Friedrich von Hayek, pôs em cima da mesa e disse: “esse é nosso programa de governo”.

O programa consistia no desenvolvimento econômico através do liberalismo, que devolveria ao cidadão seu protagonismo e liberdade.

Algumas das políticas adotadas para retomar a economia britânica foram:

✅ Reforma fiscal e redução da máquina pública
✅ Amplo programa de privatizações e desestatização de setores
✅ Reforma monetária, com controle da inflação
✅ Facilitou a vida de empreendedores e trabalhadores
✅ Fim de privilégios para empresas nacionais, cortando subsídios e políticas protecionistas

Ao seguir essa agenda de reformas, o Reino Unido voltou a crescer e ocupar lugar de destaque na economia mundial. Os resultados são visíveis até hoje, pois a nação ainda possui excelentes indicadores sociais e econômicos.

Além de todo trabalho feito no Reino Unido, Margaret Thatcher teve papel fundamental na negociação do acordo “Um país, dois sistemas”, com Deng Xiaoping, que obrigava a China a não intervir na liberdade individual e econômica vigente em Hong Kong. Infelizmente, esse acordo, que deveria garantir a independência da ilha de 1997 a 2047, vem sendo descumprido pelo regime chinês nos últimos anos.

A Dama de Ferro deixou um enorme legado e ainda continua inspirando o NOVO e milhões de brasileiros na constante busca pela liberdade.

Receba nossas

novidades por

email!