fbpx

Entenda o que são cidades inteligentes e como chegar lá

Entenda o que são cidades inteligentes e como chegar lá

▶️ O que é uma cidade inteligente?
Cidades inteligentes são aquelas que usam tecnologias digitais para coletar e gerir informações em tempo real, e assim melhorar a gestão de recursos e a prestação de serviços públicos.

Em uma cidade inteligente, a relação entre o cidadão e o poder público é mais eficiente e transparente. Os dados coletados são abertos à sociedade civil, possibilitando a cooperação na construção de soluções.

Essas características possibilitam que as cidades inteligentes tenham um uso mais eficiente dos recursos disponíveis, reduzindo desperdícios, como também se adaptem mais rapidamente às mudanças, com maior participação dos cidadãos no processo decisório.

▶️ Como se tornar uma cidade inteligente?
1) Ponto de partida
É preciso começar com um diagnóstico prospectivo que inclui não apenas o cenário existente, mas também a definição de um caminho para os próximos anos. Com base nisso, um roteiro é proposto, adaptado à realidade de cada cidade.

2) Identificação de prioridades
Organizações da sociedade civil, empresários, universidades, desenvolvedores de software, especialistas e outros se reúnem para discutir as principais necessidades da cidade, com ênfase no que pode ser melhorado por meio da tecnologia.

3) Cooperar para criar soluções
Após identificados e elencados os problemas, há muitas alternativas. Desafios para soluções cooperativas (crowdsorce) bem como parcerias com a academia e o setor privado podem resultar em equipes multidisciplinares com abordagens inovadoras. Cada cidade deve escolher um modelo baseado em suas capacidades de inovação e suas especificidades locais.

4) Laboratório de inovação
Para que a dinâmica do processo de criação cooperativa gere aprendizado contínuo, é necessário haver um espaço em que novas soluções possam ser testadas e avaliadas em pequena escala, com participação dos envolvidos no processo de proposição de novas ideias.

5) Cidades em rede
Cidades que estão trabalhando para tornar-se inteligentes podem criar uma rede para compartilhar soluções e práticas, maximizando o valor das soluções que desenvolvem e aprendendo com as demais.
Cidades inteligentes já são uma realidade no mundo, e o Brasil não pode ficar de fora desta nova onda de inovação que dá mais poder ao cidadão para transformar a realidade de sua sociedade.

Receba nossas

novidades por

email