Como o Brasil se tornou uma potência do agronegócio?

12 de abril de 2023

O sucesso do agronegócio brasileiro não foi construído do dia para a noite. No passado, o setor teve que se reinventar após perder uma série de “benefícios”.

Desde então, os empreendedores do campo mostraram que o pilar do crescimento sustentável é o ganho de produtividade, e não a “ajuda” governamental. 

Ajuda que atrapalhava

Até os anos 1980, o Brasil adotava uma política de intervenção massiva na agricultura: subsídios, proteção comercial e compras governamentais.

A ideia era ajudar. Mas, no fim, acabava atrapalhando.

Crise e mudança de rumo

Na década de 1980, o Brasil sofreu com a chamada “crise da dívida”. Uma conjunção de fatores, como o aumento global nos preços do barril de petróleo e uma recessão internacional, agravaram o que já se estava se complicando: o acúmulo da dívida externa e o aumento da taxa de juros nos países industrializados.

Este cenário causou a estagnação do crescimento econômico brasileiro por uma década inteira, tanto que a década de 1980 ficou conhecida como a “década perdida”.

A crise obrigou o governo brasileiro a rever os objetivos da política agrícola, não apenas para conter os custos aos cofres públicos, mas também para eliminar distorções.

Crédito rural

Entre 1986 e 1996, o crédito preferencial para a agricultura despencou, especialmente a parcela financiada pelo governo.

.

Fonte: “Brazilian agriculture in the 1990s: impact of the policy reforms”, Ipea

.
Com isso, novos instrumentos de financiamento privado foram criados.

Intervenção nos preços

Entre 1975 e 1984, a CONAB comprou de 20% a 45% dos grãos produzidos no país para impedir que os preços caíssem abaixo do desejado.

Essa política foi relaxada e, no final dos anos 90, as compras governamentais caíram para 5% do total.

Abertura comercial

As tarifas de importação foram reduzidas e as barreiras não tarifárias (cotas, proibições) eliminadas.

.

Fonte: Banco Mundial

.
Isso não apenas expôs a agricultura à competição estrangeira, como permitiu a importação de equipamentos e insumos agrícolas de melhor qualidade.

Resultados

As rodadas de liberalização e abertura levaram a ganhos enormes de produtividade. A redução da intervenção estatal aumentou a concorrência e criou um ambiente propício ao empreendedorismo e à inovação.

Em apenas 30 anos, o valor total da produção agropecuária brasileira multiplicou por 3, tornando o Brasil uma liderança global no setor.

.

.
O modelo que deu certo na agricultura deve servir de inspiração para políticas públicas direcionadas a outros setores, como a indústria automobilística.

O que funciona:

✅Competição
✅Comércio
✅Empreendedorismo

O que não funciona:

❌Protecionismo
❌Subsídios
❌Intervenções

É preciso aprender com o que já fracassou e aproveitar o que deu certo. O exemplo de sucesso do agro deveria inspirar políticas públicas direcionadas a outros setores.

Conte com o NOVO e nossos eleitos para trabalhar por políticas públicas sérias, eficientes e baseadas em evidências.


Receba nossas

novidades por

email!