As medidas de Romeu Zema para o enfrentamento do Coronavírus em Minas Gerais

18 de março de 2020

Minas Gerais teve a confirmação do primeiro caso de coronavírus na tarde do dia 8/3. De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, há várias condutas adotadas pela SES em andamento.

 

Campanha com medidas de Prevenção

 

Lançada pela Secretaria de Estado de Saúde, o governo de Minas Gerais sob a gestão do governador Romeu Zema (NOVO), apresentou campanha com medidas de prevenção contra corona vírus. A estratégia compartilha informações qualificadas e orientações sobre hábitos de prevenção, veiculando uma campanha de publicidade sobre a doença, com informações sobre formas de transmissão, sintomas e hábitos de prevenção e higiene pessoal.

 

Com o slogan “Coronavírus: o que você deve saber para se proteger”, o material está sendo veiculado, desde a sexta-feira (13/3), em rádios da capital e interior de todo o estado, nos painéis de LED dos aeroportos, redes sociais da SES-MG e do Governo de Minas, além de anúncios em jornais impressos de diferentes regiões.

 

A estratégia também prevê o envio de 700 mil flyers e 11 mil cartazes para as 28 Regionais de Saúde do estado, unidades de saúde dos municípios e, ainda, para parceiros que atuam na mobilização social junto à secretaria. O objetivo é compartilhar informações qualificadas e sensibilizar a população sobre a adoção de hábitos preventivos contra o coronavírus.

 

A rede estadual também desenvolveu material para escolas com orientações sobre o Covid-19. Por meio das secretarias de Estado de Educação (SEE) e de Saúde (SES-MG), encaminhou às escolas públicas estaduais orientações sobre prevenção e cuidados quanto ao coronavírus (Covid-19).

 

Especificamente sobre a convivência dos alunos na escola, o material destaca medidas como a necessidade de higiene frequente das mãos com água e sabão – por pelo menos 20 segundos – e usar desinfetante para as mãos à base de álcool. Também cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, deixando o cotovelo flexionado, ou utilizar lenço descartável. Conheça a cartilha acessando aqui.

 

Situação de emergência

 

Na última sexta-feira (13/3), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) decretou Situação de Emergência em Saúde Pública no estado como uma das ações de preparação para assistência a pacientes com coronavírus. Entre as medidas previstas está a dispensa de licitação para compra de insumos, medicamentos e aparatos médicos, além da contratação de profissionais.

 

O decreto também oficializa a instalação do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes-Minas), coordenado pela SES-MG, para monitoramento e estudo dos casos, além da atuação na tomada de decisões e organização das ações de enfrentamento.

 

Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19

 

Para concentrar todo trabalho e dar maior efetividade ao combate do vírus, governador Romeu Zema (NOVO) publicou decreto, no último domingo (15/3), que cria o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19 e amplia as ações de prevenção e combate ao coronavírus em órgãos e entidades da administração estadual. com diversas medidas e políticas públicas.

 

 

Seguindo recomendação feita pelo Comitê Gestor, a rede estadual a partir do dia 18 teve o calendário de aulas alterado como medida preventiva. Para as demais escolas da rede pública estadual continuam as orientações já publicadas pelo Governo de Minas da suspensão das atividades escolares entre os dias 18 e 22 de março. Neste período, a Rede se reorganizará e avaliará as medidas que poderão ser adotadas, sempre de acordo com as diretrizes da SES-MG.

 

Adoção do trabalho remoto para conter propagação do novo coronavírus

 

Entre outras  ações adotadas pelo Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19, está o encaminhamento de servidores públicos para o teletrabalho. A medida, que está em sintonia com as determinações do Ministério da Saúde para combater a disseminação do vírus no país, passou a valer imediatamente para servidores com mais de 60 anos, portadores de doenças crônicas e gestantes.

 

Zema também anunciou a suspensão das atividades dos equipamentos culturais do Estado. Sendo assim, os museus, a Biblioteca Pública, o Arquivo Mineiro, dentre outros, ficarão fechados. Haverá também a suspensão dos espetáculos no Palácio das Artes e na Filarmônica.

 

“O Estado está preparado para agir. Neste momento, nossa atuação é rápida, de forma a tentar conter o avanço do coronavírus em Minas Gerais. Temos uma situação diferente de outros estados. Não são muitos os casos confirmados aqui e não há, até o momento, transmissão comunitária”, enfatizou.

 

No último sábado (14/3), o governador já havia decretado a suspensão de eventos oficiais com mais de cem pessoas pelos próximos 30 dias. A recomendação é que a medida, que será revista semanalmente, também seja adotada por organizações da iniciativa privada.

 

“Evitando aglomerações, conseguimos conter a propagação do vírus de forma mais eficiente, com o objetivo de que a epidemia não se alastre em Minas Gerais e contamine, principalmente, quem está no grupo de risco”, afirmou.

 

Na última terça, 17, o governador determinou o fechamento de escolas estaduais por tempo indeterminado na Região Central de Minas, para evitar uma explosão momentânea do Corona Vírus.

 


O governador Romeu Zema ressalta que não há motivo para pânico e que as medidas adotadas até o momento são preventivas.

 

“Tudo isso faz parte de um conjunto de ações para resguardar a saúde de todos os mineiros e proteger nossos cidadãos. Prevenção sempre será o melhor remédio”, disse.

 

Na sexta-feira (21), com a confirmação do decreto de calamidade federal pelo Senado, o governador decretou calamidade pública, anunciando medidas mais severas para combater o Coronavírus, como o fechamento de divisas em todo estado, extensão da medida de fechamento de todas as escolas, municipais, estaduais e também da rede privada; fechamento de estabelecimentos comerciais, exceto aqueles que oferecem produtos de necessidades básicas; e sistema de escala de serviços.

 

O combate ao Covid-19 depende das ações efetivas dos setores públicos e de toda sociedade. O Governador Romeu Zema, ao adotar medidas de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, controla de maneira responsável a disseminação do Corona Vírus.

 
 

Foto: Pedro Gontijo/Agência Minas

 

Com informações da Agencia Minas

 

 

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

Confira mais notícias do NOVO
Requerimentos de informação de Adriana Ventura em conjunto com outros deputados do NOVO buscam esclarecer o escândalo do roubo de empréstimos consignados pelo INSS (créditos: Câmara dos Deputados).

Escândalo dos Consignados: NOVO Questiona Governo Lula e AGU sobre Processos Judiciais Envolvendo Fraudes nos Empréstimos do INSS

O escândalo do roubo de mais de R$ 90 bilhões em empréstimos consignados pelo INSS precisa ser esclarecido: por isso, os deputados do NOVO apresentaram dois requerimentos de informação sobre ações judiciais relacionadas a descontos em empréstimos dessa categoria que beneficiaram o instituto de previdência nos últimos 10 anos. Ambos os requerimentos foram protocolados na […]
Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini protocolaram uma ação contra a viagem ilegal de Janja à Rússia (créditos: reprodução).

Após Viagem de Janja para Rússia, Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini Acionam Justiça Federal para Barrar Viagens Internacionais da Primeira-dama com Dinheiro Público

A primeira-dama, Janja, não tem o direito de utilizar dinheiro público para realizar viagens representando o governo brasileiro, como faz na viagem à Rússia: por isso, o vereador de Curitiba, Guilherme Kilter (NOVO), e o advogado Jeffrey Chiquini, filiado ao NOVO, entraram com uma ação na justiça para barrar este absurdo. Os dois representantes do […]
Marcel van Hattem solicitou a presença do ministro Ricardo Lewandowski para esclarecer o asilo político concedido à ex-primeira-dama corrupta do Peru (créditos: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados).

FAB Usada para Resgatar Ex-primeira-dama Corrupta do Peru: Câmara Aprova Pedido de Marcel van Hattem para Convocar Ricardo Lewandowski para Esclarecer o Caso

O governo brasileiro precisa explicar por que usou recursos públicos, por meio da Força Aérea (FAB), para resgatar a ex-primeira-dama corrupta do Peru, Nadine Heredi, quando ela estava prestes a ser presa: é por isso que o deputado Marcel van Hattem (NOVO-RS) pediu a convocação do ministro da Justiça do governo Lula, Ricardo Lewandowski, para […]