Após reestruturação, Fundação Hospitalar de MG aumenta em 300% os leitos para pacientes com câncer

10 de setembro de 2019

O Hospital Alberto Cavalcanti (HAC), após reestruturação, passará a se dedicar exclusivamente à assistência oncológica. A unidade agora oferece um aumento de 300% nos leitos de internação para pacientes com câncer, suprimindo, assim, a demanda dessa assistência não só no município de Belo Horizonte, já que o hospital é referência estadual nesse atendimento.

 

O HAC existe desde 1936 e se tornou referência no atendimento ao câncer, sendo credenciado como Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) pelo Ministério da Saúde. A unidade oferece assistência integral ao paciente: tratamento, cirurgias e apoio de uma equipe multidisciplinar cujo trabalho é amplamente reconhecido.

 

O hospital atendia como Pronto Atendimento na região Noroeste da capital até a data acordada entre a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte para redefinição do perfil assistencial da unidade. O Pronto Atendimento não deixará de existir no HAC, mas será redirecionado para atender apenas aos retornos dos pacientes com câncer que precisarem de atendimento imediato.

 

Agilidade

A decisão beneficiará pacientes que hoje ainda esperam para começar seu tratamento, mesmo após a Lei Federal 12.732/ 2012, que estipulou o prazo de 60 dias para a realização do primeiro procedimento. Em Minas Gerais, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde, desde janeiro deste ano, 1.057 pessoas diagnosticadas esperaram mais de dois meses para passar pelo tratamento, seja quimioterapia, radioterapia ou cirurgia. A agilidade do tratamento aumenta consideravelmente a possibilidade de cura.

 

De acordo com estudo divulgado recentemente pelo Tribunal de Contas da União (TCU), 55% dos brasileiros atendidos pela rede pública começaram o tratamento nos estágios mais graves do câncer, quando a probabilidade de cura já começa a ser menor.

 

Com os leitos do HAC sendo regulados somente para a assistência oncológica, estima-se uma significativa redução do tempo de espera do paciente, aumentando suas chances na luta contra o câncer.

 

O hospital oferece as especialidades de Cirurgia Oncológica, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Plástica, Otorrinolaringologia, Cirurgia Geral, Urologia, Ginecologia Cirúrgica, Oncologia, Mastologia, Cirurgia Torácica, Dermatologia, Proctologia e Angiologia, aliadas à equipe multidisciplinar: Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Enfermagem e Serviço Social.

 

Iniciativa é fundamental para tratamento de doença onde reduzir o tempo de espera significa aumentar consideravelmente chances de cura.

Saúde é prioritário para o NOVO. A equipe do governador Romeu Zema trabalha para melhorar cada dia mais a vida dos mineiros.

 
 

Foto: Divulgação/Fhemig

 

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

Confira mais notícias do NOVO
Requerimentos de informação de Adriana Ventura em conjunto com outros deputados do NOVO buscam esclarecer o escândalo do roubo de empréstimos consignados pelo INSS (créditos: Câmara dos Deputados).

Escândalo dos Consignados: NOVO Questiona Governo Lula e AGU sobre Processos Judiciais Envolvendo Fraudes nos Empréstimos do INSS

O escândalo do roubo de mais de R$ 90 bilhões em empréstimos consignados pelo INSS precisa ser esclarecido: por isso, os deputados do NOVO apresentaram dois requerimentos de informação sobre ações judiciais relacionadas a descontos em empréstimos dessa categoria que beneficiaram o instituto de previdência nos últimos 10 anos. Ambos os requerimentos foram protocolados na […]
Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini protocolaram uma ação contra a viagem ilegal de Janja à Rússia (créditos: reprodução).

Após Viagem de Janja para Rússia, Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini Acionam Justiça Federal para Barrar Viagens Internacionais da Primeira-dama com Dinheiro Público

A primeira-dama, Janja, não tem o direito de utilizar dinheiro público para realizar viagens representando o governo brasileiro, como faz na viagem à Rússia: por isso, o vereador de Curitiba, Guilherme Kilter (NOVO), e o advogado Jeffrey Chiquini, filiado ao NOVO, entraram com uma ação na justiça para barrar este absurdo. Os dois representantes do […]
Marcel van Hattem solicitou a presença do ministro Ricardo Lewandowski para esclarecer o asilo político concedido à ex-primeira-dama corrupta do Peru (créditos: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados).

FAB Usada para Resgatar Ex-primeira-dama Corrupta do Peru: Câmara Aprova Pedido de Marcel van Hattem para Convocar Ricardo Lewandowski para Esclarecer o Caso

O governo brasileiro precisa explicar por que usou recursos públicos, por meio da Força Aérea (FAB), para resgatar a ex-primeira-dama corrupta do Peru, Nadine Heredi, quando ela estava prestes a ser presa: é por isso que o deputado Marcel van Hattem (NOVO-RS) pediu a convocação do ministro da Justiça do governo Lula, Ricardo Lewandowski, para […]