Bancada do NOVO se posiciona a favor da transparência

20 de fevereiro de 2019

A Bancada do NOVO na Câmara dos Deputados composta pelos deputados federais Adriana VenturaAlexis FonteyneLucas GonzalezGilsonMarques, Marcel van HattemPaulo GanimeTiago Mitraud e Vinicius Poitvotou nesta terça-feira, 19/02, pela revogação do decreto que abre espaço para abusos na determinação de sigilo de documentos públicos.

 

A aprovação do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 3/2019 susta os efeitos de parte do Decreto presidencial n. 9.690/2019, que amplia as possibilidades de delegação de competência para classificação de documentos públicos em ultrassecretos, secretos e reservados.

 

Assinado pelo vice-presidente Hamilton Mourão durante o afastamento do presidente Jair Bolsonaro em janeiro deste ano, o decreto que foi revogado em parte permitia que diversos níveis hierárquicos de funcionários públicos decretassem sigilo de documentos, abrindo brechas para aumento de burocracia e falta de transparência do Estado.

 

O NOVO atua por mais transparência na Administração Pública e pela simplificação e diminuição da burocracia.

 

#NOVOnaPrática

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

Confira mais notícias do NOVO

NOVO entra com representação no Conselho de Ética da Câmara contra o deputado Lindbergh Farias por quebra de decoro parlamentar

O partido NOVO protocolou, nesta quinta-feira, uma representação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados contra o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ). A ação foi motivada pela conduta do parlamentar ao apresentar notícia-crime à Procuradoria-Geral da República (PGR) contra deputados de oposição que exerceram, de forma legítima e pacífica, o direito de obstrução parlamentar. Criminalização […]