Para Alexis Fonteyne, a Reforma Tributária não pode esperar a crise passar

23 de abril de 2020

Nossos problemas já são conhecidos: complexidade tributária, insegurança jurídica, distorções, falta de transparência, cumulatividade, guerra fiscal, uma verdadeira fábrica de contenciosos tributários.

 

Em artigo para a coluna “Opinião” do Poder 360, o deputado federal  Alexis Fonteyne (NOVO SP), alerta para o nosso sistema tributário. Segundo ele, o formato “é baseado em presunções estabelecidas pelo Estado”, quando o padrão mundial, inclusive o padrão preconizado pela OCDE é o “sistema de Impostos sobre o Valor Adicionado ou simplesmente IVA”, onde não há cumulatividade de impostos. “Tudo o que a empresa compra de produtos ou serviços gera crédito, que servirá para abater os impostos a serem pagos quando da venda de um bem ou serviço pela empresa. A consequência direta deste sistema é que a empresa só paga tributos sobre o que agregou de valor e não uma presunção do que se faturou”, explica o deputado.

 

Para Alexis, as reformas são urgentes e não podem esperar a crise passar, “mesmo porque ela não vai passar enquanto estivermos com estas estruturas tributárias, trabalhistas e administrativas”.

 

Leia o artigo completo acessando o LINK.

 
 

Foto: Talles Kunzler / Partido Novo

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

Confira mais notícias do NOVO

NOVO entra com representação no Conselho de Ética da Câmara contra o deputado Lindbergh Farias por quebra de decoro parlamentar

O partido NOVO protocolou, nesta quinta-feira, uma representação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados contra o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ). A ação foi motivada pela conduta do parlamentar ao apresentar notícia-crime à Procuradoria-Geral da República (PGR) contra deputados de oposição que exerceram, de forma legítima e pacífica, o direito de obstrução parlamentar. Criminalização […]