NOVO presta homenagem à Margaret Thatcher em seu 94º ano

18 de outubro de 2019

Margaret Thatcher foi a Primeira-Ministra que permaneceu mais tempo na função durante o século XX. Hoje, ela que também ficou conhecida como Dama de Ferro, estaria completando 94 anos.

⠀⠀
Em uma época onde as mulheres ainda tinham pouco espaço na política, Margaret Thatcher foi a 1ª mulher eleita como Primeira Ministra do Reino Unido, em 1979. Com a proposta de reverter as políticas intervencionistas colocadas em prática no pós-guerra pelo Partido dos Trabalhadores, Thatcher permaneceu por 11 anos no cargo.


⠀⠀
Após eleita, se manteve firme em suas posições e não cedeu às pressões de grupos de interesse, lobistas e sindicatos, em sua missão de liberar a economia do Reino Unido.


⠀⠀
Foi então que recebeu em tom pejorativo de um jornalista soviético o apelido Dama de Ferro. Porém, teve efeito contrário. Thatcher gostou e se identificou, utilizando na sua campanha eleitoral de 1979.


⠀⠀
A Inglaterra vivia quase 4 décadas de políticas baseadas no desenvolvimento econômico através do planejamento estatal, que restringiam cada vez mais a liberdade do cidadão, aumentavam a carga tributária, o desemprego, a inflação e o déficit.


⠀⠀
Margaret Thatcher implementou políticas baseadas no desenvolvimento econômico através do cidadão, devolvendo-os seu protagonismo e liberdade.


⠀⠀
Quando foi eleita, Thatcher tirou da bolsa um livro do economista liberal Friedrich von Hayek, pôs em cima da mesa e disse: “esse é nosso programa de governo”.


⠀⠀
Algumas das políticas adotadas para retomar a economia britânica foram:

 

 Reforma fiscal e redução da máquina pública
 Amplo programa de privatizações
 Reforma monetária, com controle da inflação
 Facilitou a vida de empreendedores e trabalhadores
 Fim de privilégios para empresas nacionais, cortando subsídios e políticas protecionistas

⠀⠀
Ao seguir essa agenda de reformas, foi possível colocar a situação econômica e social de volta no lugar.

 

O Reino Unido voltou a crescer e ocupar lugar de destaque na economia mundial. Atualmente, é ocupa altas posição em rankings de liberdade econômica, desenvolvimento humano e pib per capita.

⠀⠀
Além de todo trabalho feito no Reino Unido, teve papel fundamental na negociação de um acordo com Deng Xiaoping conhecido como “Um país, dois sistemas”, onde a China se comprometeu a não intervir na liberdade dos habitantes de Hong Kong e nem alterar o sistema econômico liberal vigente. O acordo passaria a valer a partir de 1997 e teria validade de 50 anos.

⠀⠀
A Dama de Ferro deixou um enorme legado e ainda continua inspirando o NOVO e milhões de brasileiros na constante busca pela liberdade.

 

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

Confira mais notícias do NOVO
Requerimentos de informação de Adriana Ventura em conjunto com outros deputados do NOVO buscam esclarecer o escândalo do roubo de empréstimos consignados pelo INSS (créditos: Câmara dos Deputados).

Escândalo dos Consignados: NOVO Questiona Governo Lula e AGU sobre Processos Judiciais Envolvendo Fraudes nos Empréstimos do INSS

O escândalo do roubo de mais de R$ 90 bilhões em empréstimos consignados pelo INSS precisa ser esclarecido: por isso, os deputados do NOVO apresentaram dois requerimentos de informação sobre ações judiciais relacionadas a descontos em empréstimos dessa categoria que beneficiaram o instituto de previdência nos últimos 10 anos. Ambos os requerimentos foram protocolados na […]
Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini protocolaram uma ação contra a viagem ilegal de Janja à Rússia (créditos: reprodução).

Após Viagem de Janja para Rússia, Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini Acionam Justiça Federal para Barrar Viagens Internacionais da Primeira-dama com Dinheiro Público

A primeira-dama, Janja, não tem o direito de utilizar dinheiro público para realizar viagens representando o governo brasileiro, como faz na viagem à Rússia: por isso, o vereador de Curitiba, Guilherme Kilter (NOVO), e o advogado Jeffrey Chiquini, filiado ao NOVO, entraram com uma ação na justiça para barrar este absurdo. Os dois representantes do […]
Marcel van Hattem solicitou a presença do ministro Ricardo Lewandowski para esclarecer o asilo político concedido à ex-primeira-dama corrupta do Peru (créditos: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados).

FAB Usada para Resgatar Ex-primeira-dama Corrupta do Peru: Câmara Aprova Pedido de Marcel van Hattem para Convocar Ricardo Lewandowski para Esclarecer o Caso

O governo brasileiro precisa explicar por que usou recursos públicos, por meio da Força Aérea (FAB), para resgatar a ex-primeira-dama corrupta do Peru, Nadine Heredi, quando ela estava prestes a ser presa: é por isso que o deputado Marcel van Hattem (NOVO-RS) pediu a convocação do ministro da Justiça do governo Lula, Ricardo Lewandowski, para […]