Zema apresenta Plano de Segurança para as comunidades próximas às barragens

21 de maio de 2019

Romeu Zema, governador do NOVO em Minas Gerais, participou nesta segunda-feira (20/5), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, do Workshop Barragens MG, um plano de segurança para as comunidades que ficam próximas às barragens do estado. Nele estão ações que serão realizadas com o objetivo de diminuir os riscos das operações, e uma das principais é a capacitação das defesas civis dos municípios onde existem barragens.

 

O plano estabelece que diversas ações sejam realizadas como a capacitação e auxílio aos municípios onde existem barragens para a elaboração dos planos de contingência, integração dos órgãos envolvidos na proteção das pessoas residentes nas áreas próximas às barragens, treinamento e capacitação das Defesas Civis dos municípios, além de pesquisa de tecnologias que potencializem as ações de proteção.

 

“Eu diria que o momento que nós estamos vivendo nesse pós Brumadinho é o pior possível. Todos aqui sabem, já vivenciaram isso, pior do que um fato ruim é a possibilidade de um fato ruim acontecer, como a barragem que está aí se movendo em talude e ninguém sabe exatamente qual pode ser essa consequência.” declarou o governador.

 

O Workshop teve como público-alvo prefeitos e gestores dos municípios mineradores do estado, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e a própria Defesa Civil, além das empresas do setor que possuem barragens à montante em Minas Gerais.

 

 

Também presente no evento, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Germano Vieira, explicou as ações desenvolvidas pelo Governo de Minas no monitoramento da barragem em Barão de Cocais que está em estado mais alarmante por estar se movendo.

Segundo o secretário, no domingo (19/5), uma reunião foi realizada entre a pasta e representantes da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), do Ministério Público Estadual, do Ministério Público do Trabalho, da Defesa Civil, da Agência Nacional de Mineração, da empresa responsável pela barragem e auditoria independente para tratar das ações e monitoramento na região.

 

O governo de Minas acompanha com atenção a situação das barragens e atua com acompanhamento técnico e assistido. Todas as medidas necessárias para reduzir o impacto de uma possível tragédia estão sendo tomadas pelo governador.

 

#NOVOnaPrática

 

Fotos: Renato Cobucci/Imprensa Minas

e Reprodução TV Globo

 

 

 

 

 

Receba nossas

novidades por

email!