Romeu Zema lança pacote para desburocratizar negócios de pequenos e microempresários

19 de agosto de 2020

O governador Romeu Zema (NOVO) participou, na última sexta-feira (14/8), de uma live para lançamento do projeto Desenvolve Minas, feito em parceria entre a Associação Mineira de Municípios (AMM) e o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O principal objetivo do projeto Desenvolve Minas é criar estratégias para o desenvolvimento local com a mobilização do poder público, iniciativa privada e terceiro setor, criando condições favoráveis de sobrevivência dos pequenos negócios.

A iniciativa dará suporte técnico e capacitação aos gestores, servidores, empresários e comerciantes na implementação de medidas e ações que favoreçam os pequenos negócios e a sustentabilidade econômica.

Acesse aqui o Guia de Liberdade Econômica

Criado a partir da assinatura de um contrato em dezembro do ano passado, o programa engloba medidas para o desenvolvimento econômico local nos 853 municípios mineiros. Na abertura, também foi lançado o Guia da Liberdade Econômica dos Municípios, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), que apresenta conceitos, modelos de decreto e regulamentos, boas práticas para os municípios, além de informações e cases que auxiliarão o trabalho das prefeituras na implementação do projeto.

Recuperação

Durante o encontro virtual, Zema afirmou que a iniciativa será fundamental para ajudar na recuperação econômica dos municípios.

“Esse lançamento ocorre no momento mais oportuno possível. Nossa economia em 2020, devido à pandemia, foi afetada negativamente. O número de desempregados cresceu, a renda da população caiu. Um programa como esse vem como uma luz. Podem ter certeza que o Estado vai estar ao lado de vocês”, disse.

Parceria

O presidente da AMM, vice-presidente da CNM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, acredita que a parceria do Sebrae com a AMM renda bons frutos para as cidades mineiras.

“A AMM tem capilaridade, está presente em todos os municípios. O Sebrae tem a expertise necessária para essa capacitação. Nosso objetivo é levar cursos, palestras, suporte contábil, entre outros, para as prefeituras e também as empresas em todas as regiões do estado. Por causa da pandemia, isso precisará acontecer, em um primeiro momento, de forma virtual”, afirmou.

O diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Minas, João Cruz Reis Filho, disse que o objetivo do projeto é contribuir para o desenvolvimento local.

“Sabemos que os pequenos negócios são fundamentais para o desenvolvimento dos municípios. Queremos organizar essa estratégia que o Sebrae vem construindo no desenvolvimento econômico local. Foi nesse contexto que firmamos essa parceria da AMM, para realmente poder tratar em nível microrregional as principais demandas daquele território”, explicou.

Na reunião, Zema também reafirmou o compromisso da gestão de simplificar a vida dos empresários:

“Queremos facilitar a vida de quem trabalha, investe e gera empregos. Não é por menos que estamos dispensando alvarás de mais de 600 atividades econômicas. O Guia Municipal de Liberdade Econômica vai estar disponível para todos os prefeitos fazerem uso dessas simplificações que o Estado quer levar adiante”.

Com informações da Agência Minas

Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG

Receba nossas

novidades por

email!