Prefeito e vice de Joinville detalham as primeiras conquistas do governo aos diretórios do NOVO

11 de fevereiro de 2021

A rotina de trabalho e as conquistas dos primeiros 30 dias governo da Prefeitura de Joinville, a primeira administrada por representantes do NOVO no Brasil, foi apresentada aos diretórios Nacional, Estadual e Municipal, com a presença dos presidentes Eduardo Ribeiro, Vinícius Loss e Kahlil Zattar, respectivamente.

O prefeito Adriano Silva detalhou a contratação de todos os cargos comissionados por meio de processo seletivo, começando pelos secretários e ampliado para os seus times, valorizando servidores de carreira e profissionais técnicos qualificados para as diferentes funções.

Outro desafio, antes mesmo de assumir o governo, foi a administração de fortes chuvas na virada do dia 31 de dezembro, que deixou vários bairros alagados, resultou em perdas para famílias e ruas danificadas. Ao todo, foram recolhidas 431 toneladas de móveis e eletrodomésticos perdidos. A equipe agilizou a documentação e município conseguiu imediatamente decretar estado de emergência possibilitando saque do FGTS para as famílias atingidas.

Prioridades imediatas

Entre as prioridades imediatas do governo municipal de Joinville estão o mutirão do embelezamento. A campanha vem mobilizando voluntários da comunidade para recuperar o aspecto visual da cidade que carrega o título de Cidade das Flores, um hábito e tradição do joinvilense que se perdeu nos últimos anos. O próprio prefeito e a vice, participaram de ação em frente à prefeitura nessa semana, com a participação dos servidores.

O segundo movimento é a criação do mutirão da desburocratização, uma atividade que prioriza facilitar serviços para o cidadão e a abertura de empresas. Inclui revisão de códigos, leis e unificação de processos, atribuindo mais segurança jurídica e velocidade na abertura de empresas e geração de empregos.

Outro grande desafio desse início de governo é a reforma da previdência do município que exige a adequação do sistema local às regras federais. Por não ter feito a adequação até o final de 2020, Joinville perdeu dia 18 de janeiro o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), documento essencial para o recebimento de verbas federais e estaduais. Com a perda do CRP, já foram bloqueados mais de R$908 mil em contratos de financiamento com a Caixa Econômica Federal, valor que representa importantes recursos destinados para obras de requalificação viária. Para evitar que os serviços sejam interrompidos, a Prefeitura de Joinville faz um esforço para a manutenção de contratos, utilizando recursos próprios.

O texto da Reforma da Previdência dos servidores municipais contribuintes do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Joinville (Ipreville) deve ser encaminhado nas próximas semanas para a Câmara de Vereadores de Joinville. “Nossa equipe trabalha com muita seriedade e comprometimento para a aprovação de uma proposta que possa garantir a sustentabilidade do Ipreville e, consequentemente, a aposentadoria dos servidores”, explica o prefeito Adriano Silva.

O executivo municipal precisou suspender ainda, as propostas de convênios que estavam em andamento, com valores orçados em aproximadamente R$ 12 milhões. Essa quantia seria utilizada para custear, principalmente, serviços da saúde, inclusive com repasses para o enfrentamento da pandemia de covid-19.

Governo Colaborativo

O prefeito de Joinville Adriano Silva e a vice Rejane Gambin, ambos do NOVO, desde a primeira semana de governo, adotaram a prática de realizar a live semanal nas quintas-feiras, às 12h40. Na pauta a rotina dos gabinetes, atividades da semana e os principais projetos para Joinville.

A iniciativa faz parte da estratégia anunciada pelo prefeito Adriano no discurso de posse, de ser um governo colaborativo feito para as pessoas e com as pessoas. Além das lives, a agenda dos líderes do executivo é diariamente divulgada nas redes sociais de ambos.

Nos primeiros 30 dias de governo contemplou 44 reuniões com representantes da comunidade nos gabinetes e 52 encontros em visitas externas. Além disso, o prefeito e a vice realizaram 12 visitas as secretarias para interação com os servidores e 19 atendimentos de imprensa, além das agendas políticas com vereadores, deputados e prefeitos da região e da rotina de despachos internos.

“Estamos muito motivados e preparados para fazer a diferença na administração da cidade, cumprir o plano de governo, com base nos princípios e valores do NOVO, modelo de política nova que nos deu a credibilidade necessária perante a população para vencer as eleições”, destaca o prefeito Adriano Silva.

Acompanhe o NOVOCast sobre o trabalho do prefeito Adriano Silva e dos secretários de saúde Jean Rodrigues e de educação Diego Calegari.

#NOVOnaPrática

Receba nossas

novidades por

email!