O NOVO é um partido fundado por cidadãos ficha-limpa, que nunca haviam se envolvido com política e resolveram sair da indignação para a ação.
Só assim é possível mudar o modelo de Estado e construir um NOVO Brasil, com mais oportunidades e menos privilégios.
O grupo percebeu que a política é o caminho para mudar o Brasil. E este caminho deve ser percorrido por gente qualificada e íntegra, através de uma instituição com princípios, valores e visão de longo prazo.
Liberdade individual e
respeito ao próximo
Uma sociedade diversa como a do Brasil só pode viver em harmonia se os brasileiros tiverem o direito de conduzir sua vida e buscar a felicidade à sua maneira. Acreditamos na essência da liberdade individual em todas as dimensões, considerando o indivíduo responsável por suas escolhas. A liberdade é indissociável da responsabilidade de agir com integridade e respeito às leis, preservando a harmonia e a convivência pacífica.
Livre mercado e
direito à
propriedade
Defendemos o livre mercado e o respeito à propriedade privada, com mínima intervenção do Estado na economia, facilitando a vida de quem trabalha e produz e estimulando o empreendedorismo, a inovação, a livre concorrência e a prosperidade no Brasil. A livre iniciativa é o verdadeiro agente de mudança, o caminho para a humanidade resolver problemas, satisfazer seus desejos e realizar todo seu potencial.
Combate à
corrupção e
aos privilégios
Defendemos o corte radical de regalias e mordomias concedidas a políticos, funcionários públicos, grupos de pressão e empresas com conexões com o poder, assim como a implementação de mecanismos de integridade, máxima transparência e profissionalismo na gestão pública. A democracia brasileira não pode se tornar uma ditadura de minorias organizadas que conquistam privilégios pagos pela maioria da população. As ações do Estado devem beneficiar a todos e não somente àqueles que dominam o poder.
Estado enxuto,
eficiente e a serviço
das pessoas
O Brasil não aguenta mais carregar em seus ombros um Estado inchado e ineficiente. É preciso reduzir a máquina pública e promover um intenso corte de gastos dos Três Poderes, para que os governos possam focar no essencial: saúde, educação e segurança. Defendemos a descentralização do poder e maior autonomia das cidades e Estados, para que os governos possam estar sempre a serviço da população e não se perpetuando como um fim em si mesmo.
Oportunidades ao
alcance de todos
A promoção de oportunidades é fundamental para uma cidadania plena, indo além da mera ausência de restrições estatais. Garantir acesso a direitos básicos, como educação, saúde e segurança, permite aos indivíduos exercerem sua liberdade de forma completa e legitima uma sociedade meritocrática e dinâmica. Acreditamos que o melhor programa social é o emprego e o aumento de sua oferta se dá com um ambiente de plena segurança jurídica, econômica e fiscal.
Império
da lei e
democracia
Temos compromisso com o Estado Democrático de Direito, garantindo que todos sejam iguais perante a lei, independente de sua origem, cargo, posição social ou poder econômico, assegurando justiça e confiança para os brasileiros. A Justiça imparcial, a segurança jurídica e a separação de poderes devem garantir que todos, mesmo os mais poderosos, estejam submetidos ao império da lei.