NOVO na Câmara faz história e conquista primeiras posições no Prêmio Ranking dos Políticos

28 de novembro de 2019

Os oito deputados federais do NOVO foram reconhecidos, nesta quarta-feira (27), como os parlamentares com o melhor desempenho na  Câmara dos Deputados. Em premiação promovida pelo  Ranking dos Políticos – mantido por entidade do terceiro setor sem dinheiro público, de forma transparente e apartidária – os representantes do NOVO ocuparam as oito primeiras colocações, feito único para uma  bancada.

 

 

A conquista veio com análise criteriosa da organização que avaliou presença nas sessões,  economia da  cota parlamentar, ficha limpa e voto nas principais decisões do Congresso, como o aumento do Fundão Eleitoral.

 

O primeiro lugar geral ficou com o vice- líder da  Bancada do NOVO Tiago Mitraud (MG), seguido por  Vinicius Poit (SP). Na terceira posição estão empatados o vice-líder do NOVO,  Paulo Ganime (RJ),  Adriana Ventura (SP) e  Gilson Marques (SC). Em seguida está  Lucas Gonzalez (MG); o líder da legenda,  Marcel van Hattem (RS); e  Alexis Fonteyne (SP). Todos estão em seu primeiro mandato como  deputados federais, representando a renovação no Parlamento.

 

Para Tiago Mitraud, o reconhecimento é uma forma de lembrar que a sociedade permanece vigilante, acompanhando a atuação parlamentar. “Não trabalhamos para sermos premiados, mas para cumprir o compromisso que assumimos nas ruas, de transformar o Brasil em um país mais justo. O prêmio mostra que estamos no caminho certo”, disse.

 

Vinícius Poit destacou que “no papel de deputados federais, temos a obrigação de prestar um bom serviço para os brasileiros, combatendo privilégios, respeitando o dinheiro do contribuinte e focando em temas prioritários para o País neste momento, como  educação, saúde,  segurança e economia”.

 

Bancada do NOVO promoveu uma economia de  mais de R$ 9 milhões neste ano, com renúncia de benefícios (como auxílio-moradia), alocação eficiente da  verba de gabinete e utilização racional da cota parlamentar.

 

 

Fundo Eleitoral e Combate à Corrupção
Paulo Ganime lembrou que, neste primeiro ano, a Bancada enfrentou medidas populares que eram prejudiciais para Brasil. “Assumimos a responsabilidade de enfrentar o que era prejudicial para os brasileiros. Compramos brigas como a defesa da  Reforma da Previdência e o combate ao  Fundo Eleitoral porque sabemos que o Brasil precisa de mais austeridade para voltar a crescer”, explicou. Adriana Ventura acrescentou que o NOVO permanece incansável no  combate à corrupção. “Temos, ainda, uma grande batalha pela frente na questão da prisão em segunda instância, contra a impunidade, para garantir que bandidos cumpram suas penas após condenação em segundo grau.

 

 

O deputado Gilson Marques é autor do  Projeto de Lei 5932/19, que altera o Código de Processo Penal (CPP) para autorizar a execução provisória da pena de prisão para condenados em segundo grau. Ele celebrou a distinção concedida pelo Ranking dos Políticos, mas disse que a grande vitória será a aprovação da proposta da prisão em segunda instância. “Quando a sociedade civil reconhece nosso trabalho, temos ainda mais vontade de trabalhar por ela. Por isso, nos comprometemos a empenhar todos os esforços para entregar mais segurança com a aprovação do projeto da segunda instância”, afirmou.

 

Novo jeito de fazer política
Na opinião de Lucas Gonzalez, o reconhecimento do Ranking dos Políticos mostra que o NOVO está indo bem em seu primeiro ano, mas ainda há um longo caminho pela frente. “O Brasil precisa crescer e se desenvolver em quesitos como empregabilidade e infraestrutura. Com o respaldo da população, demonstrado pelo Ranking dos Políticos, vamos nos empenhar para fazer essas entregas nos próximos anos, sempre com um trabalho sério e transparente”, salientou.

 

 

“Estamos inaugurando um novo jeito de fazer política, com mais transparência, mais técnica e menos populismo. Queremos o que é melhor para o Brasil e não o que agrada determinadas categorias”, assegurou Marcel van Hattem. Para ele, os critérios utilizados pela organização para avaliar os deputados deveriam permear o dia a dia de todo parlamentar. “É o mínimo que devemos entregar para a sociedade”, afirmou. Van Hattem espera que a premiação inspire outros políticos no compromisso de transformar o Brasil.

 

Na visão de Alexis Fonteyne sociedade e parlamento precisam caminhar juntos. “É muito bom quando vemos uma organização do terceiro setor, representando a população brasileira, se empenhando para fiscalizar o Parlamento. É uma oportunidade de alinharmos nossa atuação aos anseios da sociedade. E o NOVO vem fazendo isso”, garantiu. Segundo ele, o prêmio mostra que é possível ir ainda mais longe e alcançar melhores resultados para o País. “Temos muito o que fazer, como a Reforma Política, a  Reforma Administrativa e a  Reforma Tributária, com as quais o País só tem a ganhar”, finalizou.

 

Ranking

Os dados coletados pelo Ranking dos Políticos estão disponíveis no portal da Câmara dos Deputados. De acordo com o diretor da organização, Renato Dias, a premiação foi criada para valorizar os melhores trabalhos e “quebrar o mito nocivo de que nada presta no Congresso e todos são iguais”. As informações completas do Ranking podem ser acessadas no site www.politicos.org.br.

 

Um NOVO Brasil já começou.

 
 

Foto: Talles Kunzler/Partido Novo

 

Divulgação: NOVO na Câmara

 

Receba nossas

novidades por

email!