
Foi sancionado em Porto Alegre, o PLCL nº 018/2019 proposto pelo vereador Felipe Camozzato (NOVO) e pelos vereadores Mendes Ribeiro (MDB) e Ricardo Gomes (PP), que institui no âmbito municipal a Declaração de Direitos da Liberdade Econômica, estabelecendo normas para os atos de liberação de atividade econômica e análise de impacto regulatório.
A proposição tem como base a Lei nº 13.874/2019, conhecida como a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica, editada pelo governo federal.
Entre as regulamentações listadas na Declaração de Liberdade Econômica de Porto Alegre está a determinação de que, em todas as solicitações de atos públicos de liberação de atividades econômicas, o requerente deverá receber de imediato um prazo estipulando o tempo máximo para análise do seu pedido. Transcorrido esse prazo e havendo silêncio por parte do Município, será considerado haver uma “aprovação tácita para todos os efeitos.
Com foco na facilitação do registro de negócios considerados de baixo risco, a legislação deverá ainda detalhar quais atividades poderão ser efetivadas sem a necessidade de grande trâmites burocráticos na Prefeitura.
Camozzato comemorou em suas redes sociais.
Ganha o porto-alegrense. Com as novas regras, o ambiente de negócios fica mais simples para aqueles que querem empreender, em consequência, haverá maior geração de emprego e renda no município.
#NOVOnaPrática
Foto: Giulia Secco/CMPA