Projeto de Combate à Corrupção É Aprovado na Câmara de Curitiba

17 de maio de 2024

Os vereadores aprovaram, na manhã desta quarta-feira (15), um conjunto de regras de combate à corrupção no legislativo municipal de Curitiba. Emendas da vereadora Amália Tortato (NOVO-PR) determinam que a Câmara divulgue amplamente os canais de denúncias para a população e crie mecanismos de proteção para os denunciantes.

Atualmente, existe uma ouvidoria na Câmara para o envio de denúncias de irregularidades, mas a população não tem amplo conhecimento disso. De acordo com a vereadora autora das propostas, dar publicidade e visibilidade para canais de denúncias funciona como um incentivo para o combate à corrupção.

“O combate à corrupção é uma pauta de destaque no meu mandato. Mas a participação popular só acontece se as pessoas conhecerem os canais de denúncia. Portanto, o poder público deve tornar mais simples o envio de denúncias e eu trabalho para que isso aconteça”, explica Amália.

Além disso, a vereadora considera fundamental que os denunciantes sejam protegidos do risco de retaliações. A proposta aprovada indica a reprodução de mecanismos criados pela lei federal 13.608/2018, que determina a proteção de denunciantes contra demissão arbitrária, alteração injustificada de funções ou atribuições, imposição de prejuízos, retirada de benefícios e outros.

“Essa é mais uma maneira de incentivar a prática de denúncias de corrupção ou irregularidades. Precisamos garantir que as pessoas não sejam perseguidas por fazer o que é certo. Sabemos que as pessoas têm medo de fazer denúncias, especialmente contra políticos e poderosos. Mas o combate à corrupção exige mecanismos que protejam quem está do lado mais vulnerável dessa história”, destaca a parlamentar.

Combate a corrupção na bancada do NOVO Curitiba

Em abril deste ano, a bancada do Partido NOVO em Curitiba, composta pelas vereadoras Amália Tortato e Indiara Barbosa, divulgou a criação de um plano de integridade (clique aqui e confira o documento).

O documento funciona como um guia de atividades legislativas das vereadoras, assessores parlamentares, parceiros dos mandatos e prestadores de serviços externos.

“As pessoas estão cansadas de escândalos de corrupção na política e eu compartilho fortemente desse sentimento. Por isso, inovamos ao criar um plano de integridade para nossos gabinetes, tornando ainda mais transparente para a sociedade as ações éticas e coerentes que guiam nosso trabalho em Curitiba”, finaliza Amália.

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

Confira mais notícias do NOVO
Requerimentos de informação de Adriana Ventura em conjunto com outros deputados do NOVO buscam esclarecer o escândalo do roubo de empréstimos consignados pelo INSS (créditos: Câmara dos Deputados).

Escândalo dos Consignados: NOVO Questiona Governo Lula e AGU sobre Processos Judiciais Envolvendo Fraudes nos Empréstimos do INSS

O escândalo do roubo de mais de R$ 90 bilhões em empréstimos consignados pelo INSS precisa ser esclarecido: por isso, os deputados do NOVO apresentaram dois requerimentos de informação sobre ações judiciais relacionadas a descontos em empréstimos dessa categoria que beneficiaram o instituto de previdência nos últimos 10 anos. Ambos os requerimentos foram protocolados na […]
Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini protocolaram uma ação contra a viagem ilegal de Janja à Rússia (créditos: reprodução).

Após Viagem de Janja para Rússia, Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini Acionam Justiça Federal para Barrar Viagens Internacionais da Primeira-dama com Dinheiro Público

A primeira-dama, Janja, não tem o direito de utilizar dinheiro público para realizar viagens representando o governo brasileiro, como faz na viagem à Rússia: por isso, o vereador de Curitiba, Guilherme Kilter (NOVO), e o advogado Jeffrey Chiquini, filiado ao NOVO, entraram com uma ação na justiça para barrar este absurdo. Os dois representantes do […]
Marcel van Hattem solicitou a presença do ministro Ricardo Lewandowski para esclarecer o asilo político concedido à ex-primeira-dama corrupta do Peru (créditos: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados).

FAB Usada para Resgatar Ex-primeira-dama Corrupta do Peru: Câmara Aprova Pedido de Marcel van Hattem para Convocar Ricardo Lewandowski para Esclarecer o Caso

O governo brasileiro precisa explicar por que usou recursos públicos, por meio da Força Aérea (FAB), para resgatar a ex-primeira-dama corrupta do Peru, Nadine Heredi, quando ela estava prestes a ser presa: é por isso que o deputado Marcel van Hattem (NOVO-RS) pediu a convocação do ministro da Justiça do governo Lula, Ricardo Lewandowski, para […]