
Programa traz o produto, da sua origem do campo ao consumidor, que pagará diretamente ao produtor.
O prefeito de Joinville Adriano Silva (NOVO), assinou na última segunda-feira (1º/8), o Decreto 49.311, que cria o Programa Direto do Campo. O objetivo é fortalecer a agricultura familiar, fomentando a comercialização de produtos agrícolas nos centros urbanos e conectando o agricultor ao consumidor.
Por meio do Programa Direto do Campo, agricultores poderão participar de feiras de produtos agrícolas realizadas em espaços públicos da cidade.
“O programa trará o produto, da sua origem do campo ao consumidor, que pagará diretamente ao produtor. As vantagens são inúmeras, tanto para o produtor, que terá novos canais abertos para comercialização, incentivando a agricultura familiar de Joinville, e para o consumidor, que terá o produto fresquinho, direto do campo, por um preço melhor”, explica o diretor de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE), Luiz Carlos Maia.
Poderão ingressar no programa produtores rurais ou urbanos enquadrados como agricultura familiar (conforme o art. 3° da Lei n° 11.326/2006); produtores rurais ou urbanos com cadastro ativo como produtor primário junto à Fazenda do Estado de origem e as formas de organizações produtivas da agricultura, tais como, cooperativas e associações enquadrados ou não como agricultura familiar.
A prioridade para participação do Programa Direto do Campo é para agricultores familiares de Joinville. O Programa Direto do Campo segue as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Rural de Joinville, instituído pela Lei 9.096, de 04 de janeiro de 2022.
Informações: O Município Joinville
Imagem: Diário Agro