
Portal criado pelo vereador ranqueia contratos com a prefeitura
O município do Rio de Janeiro atua com Organizações Sociais que ajudam a gerenciar vários serviços públicos. As OS’s recebem subvenção da prefeitura para prestar serviços de relevante interesse público, como, por exemplo, a saúde pública.
A partir de pesquisas realizadas no Portal da Transparência, o vereador do NOVO Pedro Duarte constatou a ausência de informações importantes nos contratos entre o município e as OS’s.
Só em 2021, por exemplo, o vereador e sua equipe identificaram contratos com uma Organização Social no valor de R$ 91 milhões. Dados como relação das parcerias celebradas, valores totais dos contratos, objetivos, valores financeiros liberados e outros, não são divulgados para o público.
Diante da falta de transparência, Pedro Duarte criou um Painel de Monitoramento para acompanhar os contratos com o município como parcerias e valores contratuais.
Os dados dos sistemas da prefeitura foram compilados em um Painel Interativo das Organizações Sociais. Na ferramenta criada por Pedro encontra-se de forma intuitiva um ranking com as organizações, o valor de cada contrato celebrado com a Prefeitura e os que ainda estão em vigor.
Também é possível fazer pesquisas pelo ano de assinatura dos contratos, por tipo de Organização Social ou pelo próprio nome da organização.
“Somos favoráveis a parcerias privadas, incluindo Organizações Sociais, mas precisamos de mais transparência para termos melhor entrega de serviços públicos”, enfatizou o vereador.
Acesse e acompanhe o Painel de Monitoramento