
De acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais, os roubos de veículos no estado despencaram ao longo dos últimos cinco anos, desde o início da gestão do Governador Romeu Zema. Este é mais um dado que comprova a melhora significativa da segurança pública na gestão Zema, resultado de investimentos e valorização das forças de segurança, além de ações de prevenção de crimes e planejamento operacional.
O gráfico abaixo apresenta uma comparação do número de roubos de veículos nos primeiros semestres da atual gestão de Romeu Zema e de seu antecessor, Fernando Pimentel, do PT. Como é possível observar, houve uma redução drástica a partir de 2019, primeiro ano da gestão Zema.
.
.
Entre as principais ações que contribuíram para a redução dos roubos estão o investimento em equipes táticas e parcerias para melhorar o planejamento operacional, com medidas como o cadastro de veículos suspeitos e o fortalecimento da comunicação entre as forças de segurança. Com isso, nos últimos 4 anos, dezenas de quadrilhas especializadas em roubos foram desmontadas pela Polícia Civil mineira, levando os índices de roubo de veículos à mínima histórica.
Essa transformação é parte do compromisso de Zema com a população do estado. Para selar essa conquista, nosso governador sancionou, em 2021, uma lei que restitui o IPVA pago por proprietários de veículos roubados.
Isso é gestão de verdade. Isso é NOVO.