Após Denúncia de Emerson Jarude, Governo do Acre Suspende um dos Maiores Concursos da História do Estado por Irregularidades

03 de dezembro de 2024

Nesta segunda-feira (02), após as denúncias do deputado estadual Emerson Jarude (NOVO), o governo do Acre suspendeu a etapa do concurso da Secretaria de Educação, realizado no domingo (01).

Foto: Wey Alves/Metrópoles.

O concurso era tido como um dos maiores da história do estado, com cerca de 46 mil candidatos disputando 3 mil vagas. A secretaria deve elaborar e divulgar um novo cronograma em breve.

O Ministério Público iniciou um inquérito para apurar as denúncias sobre o exame. A banca organizadora, o Instituto Nosso Rumo, está sob investigação por irregularidades em outros estados também.

Concurso suspenso pelo governo do Acre

Vários concurseiros relataram problemas na realização do exame, como falta de cadeiras, vazamento de provas e até pessoas utilizando celulares durante a aplicação.

“É a verdadeira receita do caos. Mais de R$ 3 milhões foram para as mãos de uma empresa que claramente não estava preparada para realizar um dos maiores concursos da história do Acre”, afirmou Jarude.

Além disso, o deputado destacou o histórico de irregularidades envolvendo o Instituto Nosso Rumo. A banca teve falhas na impressão de provas em um concurso de Rondônia, na impressão de folhas de gabarito no município de Porto Ferreira-SP.

Problemas similares ocorreram quando a organização realizou provas em Alagoinhas-BA, quando houve denúncias de atraso no início do exame, falta de salas para o número de concurseiros, não recolhimento de celulares e ausência de detector de metal nos banheiros.

“É inadmissível que a Secretaria de Educação não tenha levado em consideração o histórico da banca escolhida e o resultado seja o prejuízo emocional de tantos acreanos que há meses estão estudando”, ressaltou o parlamentar.

Jarude comemorou a decisão do governo do Acre de reconhecer as irregularidades e cancelar a etapa mais recente do concurso.

“Parabéns a todos que revelaram a fraude na aplicação do exame por meio de vídeos, fotos e depoimentos. Vamos seguir acompanhando para que outra banca realize o novo concurso”, informou pelas redes sociais.

Clique aqui e acompanhe Emerson Jarude nas redes sociais!

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

Confira mais notícias do NOVO
Requerimentos de informação de Adriana Ventura em conjunto com outros deputados do NOVO buscam esclarecer o escândalo do roubo de empréstimos consignados pelo INSS (créditos: Câmara dos Deputados).

Escândalo dos Consignados: NOVO Questiona Governo Lula e AGU sobre Processos Judiciais Envolvendo Fraudes nos Empréstimos do INSS

O escândalo do roubo de mais de R$ 90 bilhões em empréstimos consignados pelo INSS precisa ser esclarecido: por isso, os deputados do NOVO apresentaram dois requerimentos de informação sobre ações judiciais relacionadas a descontos em empréstimos dessa categoria que beneficiaram o instituto de previdência nos últimos 10 anos. Ambos os requerimentos foram protocolados na […]
Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini protocolaram uma ação contra a viagem ilegal de Janja à Rússia (créditos: reprodução).

Após Viagem de Janja para Rússia, Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini Acionam Justiça Federal para Barrar Viagens Internacionais da Primeira-dama com Dinheiro Público

A primeira-dama, Janja, não tem o direito de utilizar dinheiro público para realizar viagens representando o governo brasileiro, como faz na viagem à Rússia: por isso, o vereador de Curitiba, Guilherme Kilter (NOVO), e o advogado Jeffrey Chiquini, filiado ao NOVO, entraram com uma ação na justiça para barrar este absurdo. Os dois representantes do […]
Marcel van Hattem solicitou a presença do ministro Ricardo Lewandowski para esclarecer o asilo político concedido à ex-primeira-dama corrupta do Peru (créditos: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados).

FAB Usada para Resgatar Ex-primeira-dama Corrupta do Peru: Câmara Aprova Pedido de Marcel van Hattem para Convocar Ricardo Lewandowski para Esclarecer o Caso

O governo brasileiro precisa explicar por que usou recursos públicos, por meio da Força Aérea (FAB), para resgatar a ex-primeira-dama corrupta do Peru, Nadine Heredi, quando ela estava prestes a ser presa: é por isso que o deputado Marcel van Hattem (NOVO-RS) pediu a convocação do ministro da Justiça do governo Lula, Ricardo Lewandowski, para […]