Bancada do NOVO na Câmara apresenta projeto para possibilitar o saque do FGTS em caso de desastres

13 de março de 2020

Desde que foi criado, o Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS) – uma espécie de compensação pelo fim da estabilidade decenal à relação trabalhista -, é cercado de controvérsias.

 

O FGTS terminou por sofrer profunda desvirtuação, passando de uma “poupança do trabalhador” a uma forma de financiar políticas públicas direcionadas a pessoas que não contribuíram para a arrecadação desses recursos.

 

É cada vez maior o número de trabalhadores que deseja acessar o recurso que, em última análise, é seu. A Lei nº 10.878/2004 inaugurou a possibilidade de que o trabalhador levantasse seus recursos acaso fosse vítima de desastre natural, porém, com o reconhecimento da situação de emergência
exclusivo do Governo Federal (excluindo governos locais e municipais), com prazo de atendimento de até 90 dias.

 

O Projeto nº 615/2020 apresentado pela Bancada do NOVO dá mais liberdade ao indivíduo e aos governos local e regional, aproximando a Administração Pública da realidade dos trabalhadores brasileiros, possibilitando que as hipóteses de saque dos recursos não sejam limitadas à decretação pelo Governo Federal.

 

A proposta do NOVO, que também prevê a diminuição do prazo de acesso aos recursos de 90 para 30 dias, auxilia ao menos pontualmente e alivia um pouco a situação das famílias em situação emergencial.

 

#NOVOnaPrática

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

Confira mais notícias do NOVO
Eduardo Girão convidou o ex-assessor de Alexandre de Moraes, Eduardo Tagliaferro, para prestar esclarecimentos sobre as ameaças que sofreu e as irregularidades cometidas pelo ministro do STF (créditos: reprodução).

Mensagens Vazadas de Tagliaferro e Irregularidades de Alexandre de Moraes: Senado Aprova Requerimento de Eduardo Girão para Realizar Audiência Pública

O ex-assessor do ministro de Alexandre de Moraes, Eduardo Tagliaferro, foi um dos envolvidos no caso das mensagens vazadas que demonstraram que Moraes cometeu irregularidades para perseguir desafetos de direita. Agora, Tagliaferro teme ser assassinado: para esclarecer as irregularidades do STF e as ameaças ao ex-assessor, o senador Eduardo Girão (NOVO-CE) convocou uma audiência pública, […]