
Plano critica o que chama de “velho ciclo vicioso” que tomou o estado
O candidato do NOVO ao governo do Espírito Santo, Aridelmo Teixeira, apresentou seu plano de governo ao Tribunal Superior Eleitoral. O texto critica o que chama de “velho ciclo vicioso”, como sendo responsável pela decadência geral dos capixabas.
O Plano de governo apresenta uma série de medidas que promete uma nova gestão no estado a partir de cinco eixos: segurança social, segurança habitacional, segurança à saúde, geração de emprego, renda e riqueza e segurança habitacional.
“Nossas propostas têm como visão a integração e a coerência das políticas públicas, buscando propiciar uma qualidade de vida melhor para os cidadãos. Nosso planejamento tem como pilares o desenvolvimento, seja ele social, econômico, regional e ambiental. Instrumento fundamental é a gestão pública de qualidade, gerando eficiência, transparência e resultados para a população capixaba”, declara o texto.
Segundo o documento, um dos eixos tratados na segurança do individuo é a segurança pública em que se propõe um conjunto de ações voltadas à integração entre a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico Científica, Corpo de Bombeiros Militar e Departamento de Trânsito do Espírito Santo (Detran).
“O nosso governo, em parceria com os municípios, com instituições públicas e privadas e, principalmente, com o protagonismo das comunidades, irá articular diferentes políticas, como cultura, educação, turismo, esporte, entre outras, visando à redução dos índices de violência e ao fortalecimento da cultura da paz nas regiões do estado com maior vulnerabilidade social”, dispõe o texto.
Aridelmo Teixeira apresenta soluções em tecnologias como as plataformas digitais para marcação de consultas e exames, além de registros de prontuários médicos com o histórico do paciente.
Entre as propostas estão a redução do tempo de espera para a realização consultas, exames e cirurgias, a implantação de cinco centros de consultas e exames especializados no Espírito Santo. O texto prevê ainda a abertura de 100 novos leitos para pacientes de saúde mental em hospitais gerais e outros 200 novos leitos clínicos, cirúrgicos e de Unidades de Tratamento Intensivos (UTI), além de equiparar a oferta de serviços especializados à rede privada.
O documento de Aridelmo apresenta seis desafios para a Educação:
Entre as soluções propostas para concretizar os desafios, são:
O documento aponta a importância da continuidade de uma gestão eficiente, equilibrada e responsável, e a importância de aumentar a capacidade de investimentos no Espírito Santo, gerando oportunidade, atraindo investimento para que o estado possa focar nas áreas essenciais da saúde, segurança e educação.
O plano de Aridelmo aborda a crise hídrica vivida recentemente no Espírito Santo, bem como “a universalização do saneamento básico, a recuperação e a proteção de nascentes, o reflorestamento e a preservação de áreas estratégicas à absorção de água das chuvas, a adoção de medidas inovadoras no uso da água em processos produtivos, a implantação de soluções técnicas eficientes ao controle das emissões de poluentes atmosféricos e o estímulo ao uso de energia limpa”.
Aridelmo explica em seu plano sobre a importância da conscientização da população capixaba para “maior racionalidade, solidariedade e reutilização dos recursos naturais, para garanti-los em quantidade e qualidade necessárias à manutenção da vida atual e das futuras gerações”.
A jornalista Camila Rodrigues completa a chapa como candidata a vice-governadora. Ela é ex-repórter da TV Gazeta e está filiada ao NOVO desde março deste ano.
Aridelmo Teixeira, assim como os demais candidatos do NOVO, renunciou ao financiamento público de campanha.
Conheça o plano de governo de Aridelmo Teixeira na íntegra acessando este LINK
Foto: reprodução