Minas Gerais ultrapassa 1 GW de potência instalada para energia solar

21 de maio de 2021

Líder no segmento, estado é responsável por 18% de todo o potencial instalado no país, com 844 cidades abastecidas por geração própria de energia

Mais um recorde histórico para Minas Gerais. O estado ultrapassou a marca de 1 GW de potência instalada de geração distribuída de energia solar fotovoltaica.

O marco mantém Minas na posição de líder em geração distribuída de energia solar no país, sendo responsável por 18% de todo o potencial instalado no Brasil. São 844 cidades abastecidas com geração própria, o que resulta em 98,9% dos municípios mineiros.

De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a energia renovável é fornecida por 84.248 usinas de microgeração e minigeração instaladas no estado, que beneficiam mais de 120.929 consumidores e evitam a emissão de aproximadamente 394 mil toneladas de gases de efeito estufa por ano.

Sob a gestão do governador Romeu Zema (NOVO), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) vem desenvolvendo ações e projetos para atração de investimentos nesse setor. “Este registro é mais um resultado do nosso trabalho, comprovando que Minas Gerais possui o melhor ambiente de negócios para investimentos”, destaca o secretário Fernando Passalio.

O secretário ressalta, ainda, o projeto Sol de Minas, que atua na manutenção e melhoria desse ambiente de negócios, em todos seus aspectos, como tributário, ambiental, regulatório e de financiamento.

Recorde

A marca de 1 GW de potência instalada, alcançado nessa quarta-feira (19/5), representa aproximadamente R$ 4,5 bilhões efetivamente investidos pelos mineiros para geração da própria energia, no sistema de compensação da Aneel, a partir da fonte solar fotovoltaica. Esses empreendimentos garantem a geração de empregos, formação de profissionais técnicos e qualificados e produção de renda.

Capacitação

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico realizará nos dias 20 e 21/6, de forma gratuita, a segunda capacitação de gestores municipais do projeto Estratégico Sol de Minas. O período de inscrição está aberto e os membros da administração pública dos municípios interessados têm até o dia 17/6 para confirmar a participação.

A capacitação é uma oportunidade de trocar experiências sobre o setor de geração de energia fotovoltaica e conta com palestras de órgãos referência no assunto como o Indi, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e do Banco do Nordeste.

A novidade desta segunda edição é a palestra sobre financiamento do BDMG, que concederá linhas de crédito especiais aos municípios mineiros com o projeto BDMG Cidades Sustentáveis, que inclui financiamento para empreendimentos de energias renováveis, como a solar fotovoltaica.

Para inscrição, acesse no LINK

Informações: Agência Minas

Imagem: Solarprime
 

Receba nossas

novidades por

email!