
Projeto visa facilitar a interlocução de empresas do estado com outras em qualquer parte do mundo.
O Governo de Minas, sob a gestão de Romeu Zema (NOVO), por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), lançou na última terça-feira (29), a plataforma Minas Business Connection que, dentre outros, tem o objetivo de ser uma vitrine de negócios entre Minas e o mundo todo.
No âmbito da Sede, a Superintendência de Atração de Investimentos e Estímulo à Exportação (Sinvex) e a Diretoria de Promoção de Exportações (Dipex) estão à frente nas ações deste pilar do desenvolvimento econômico estadual. Entre as atividades estão desenvolvimento de ferramentas de inteligência e promoção comercial, identificação de parceiros e mercados estratégicos para os produtos mineiros, qualificação das empresas mineiras para exportação e importação.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, o Minas Business Connection coloca o estado ainda mais em evidência no que tange às iniciativas que buscam ampliar a atração de investimentos massivos. “É uma plataforma inovadora no país, a custo zero para Minas, além de eficaz em evidenciar o quanto o estado está pronto para receber empresas de quaisquer segmentos e partes do mundo.”
O projeto, estruturado pela Dipex, é fruto de parceria estabelecida com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Connect Americas, e se estabelece como a primeira plataforma estadual de facilitação de negócios internacionais no Brasil.
É uma plataforma voltada especificamente para o público empresarial de Minas Gerais, e um de seus principais objetivos é conectar todo o “sistema” e atores do comércio exterior no estado, sejam empresas exportadoras, empresas prestadoras de serviços de comércio exterior e entidades que apoiam o comércio internacional, de modo a facilitar e promover o ambiente de negócios internacionais do estado.
A plataforma também propiciará às empresas mineiras que desejam estabelecer contatos comerciais internacionais a possibilidade de se apresentarem a empresas e parceiros no mundo todo, por meio de participação de comunidades empresariais internacionais, acesso a ofertas de compra de importadores estrangeiros e a conteúdos e calendário de eventos internacionais.
Imagem: Porto de Paranaguá / Agência Senado
Informações: Agência Minas