Fabio Ostermann propõe emenda que permite vale-educação para alunos carentes no Rio Grande do Sul

12 de setembro de 2019

No Rio Grande do Sul, 78% dos municípios não conseguem atingir as metas de educação nos anos finais do Ensino Fundamental. Para maior eficiência na gestão da educação básica do estado, novos caminhos serão necessários.

 

Para reverter este cenário e abrir espaço para inovações, o deputado estadual Fabio Ostermann  (NOVO RS) propôs duas emendas ao PPA – o plano de metas da administração pública para os próximos quatro anos – na educação pública estadual. 

 

A primeira emenda autoriza o governo a criar programa de vale-educação para que alunos de baixa renda possam estudar em escolas particulares. A ideia é implementar uma política  de vouchers no Rio Grande do Sul, por meio da qual o governo compra vagas em escolas privadas. Na visão de Ostermann, esta modalidade garante maior capacidade de gestão e também contribui para a elevação dos níveis educacionais.

 

Já a segunda autoriza a parceria do Estado com instituições comunitárias e organizações sociais para gerir escolas públicas, o chamado modelo de Charter Schools, amplamente adotado nos EUA e na Europa, com grandes resultados para a educação de crianças e jovens.

 

De acordo com o parlamentar, o modelo de escolas comunitárias permite que os recursos sejam investidos de maneira mais eficiente, resultando em melhorias na qualidade do ensino. “As parcerias com organizações sociais para administração de escolas são um modelo que vem ganhando espaço devido aos seus bons resultados e relevantes serviços prestados à melhoria do nível de educação das nossas crianças e jovens”, justifica Ostermann.

 

“Apesar das atribuições limitadas de deputados estaduais no trato de questões educacionais, esta é uma excelente maneira de influenciar os rumos positivamente os rumos da educação no RS”, explica o deputado.

 

É preciso mais eficiência na gestão da educação básica do Brasil. A atuação na política deve ser priorizando os cidadãos, trabalhando pela oferta de melhores oportunidades a todos. Educação é o caminho para se alcançar esse objetivo.

 

Um NOVO Brasil já começou.

 
 

Foto: ALRS/Guerreiro

 

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

Confira mais notícias do NOVO
Requerimentos de informação de Adriana Ventura em conjunto com outros deputados do NOVO buscam esclarecer o escândalo do roubo de empréstimos consignados pelo INSS (créditos: Câmara dos Deputados).

Escândalo dos Consignados: NOVO Questiona Governo Lula e AGU sobre Processos Judiciais Envolvendo Fraudes nos Empréstimos do INSS

O escândalo do roubo de mais de R$ 90 bilhões em empréstimos consignados pelo INSS precisa ser esclarecido: por isso, os deputados do NOVO apresentaram dois requerimentos de informação sobre ações judiciais relacionadas a descontos em empréstimos dessa categoria que beneficiaram o instituto de previdência nos últimos 10 anos. Ambos os requerimentos foram protocolados na […]
Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini protocolaram uma ação contra a viagem ilegal de Janja à Rússia (créditos: reprodução).

Após Viagem de Janja para Rússia, Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini Acionam Justiça Federal para Barrar Viagens Internacionais da Primeira-dama com Dinheiro Público

A primeira-dama, Janja, não tem o direito de utilizar dinheiro público para realizar viagens representando o governo brasileiro, como faz na viagem à Rússia: por isso, o vereador de Curitiba, Guilherme Kilter (NOVO), e o advogado Jeffrey Chiquini, filiado ao NOVO, entraram com uma ação na justiça para barrar este absurdo. Os dois representantes do […]
Marcel van Hattem solicitou a presença do ministro Ricardo Lewandowski para esclarecer o asilo político concedido à ex-primeira-dama corrupta do Peru (créditos: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados).

FAB Usada para Resgatar Ex-primeira-dama Corrupta do Peru: Câmara Aprova Pedido de Marcel van Hattem para Convocar Ricardo Lewandowski para Esclarecer o Caso

O governo brasileiro precisa explicar por que usou recursos públicos, por meio da Força Aérea (FAB), para resgatar a ex-primeira-dama corrupta do Peru, Nadine Heredi, quando ela estava prestes a ser presa: é por isso que o deputado Marcel van Hattem (NOVO-RS) pediu a convocação do ministro da Justiça do governo Lula, Ricardo Lewandowski, para […]