12 de fevereiro de 2023

A CEITEC é uma estatal fundada em 2008, no segundo mandato do governo Lula, cuja finalidade principal é o desenvolvimento e fabricação de chips. A empresa é sediada em Porto Alegre, RS.

A estatal tornou-se famosa pela produção de um único produto: chips de monitoramento de gado, conhecido como “chips do boi”. Daí vem o apelido ‘Estatal do Boi’.


Desde sua fundação, a estatal permaneceu dependente de repasses do Tesouro para pagar 90% de suas despesas. Foram mais de R$ 900 milhões em repasses até agora, numa empresa com apenas 184 funcionários.

Além de não cumprir as metas do seu próprio plano de negócios, a CEITEC responde por apenas 2% das patentes brasileiras na área de semicondutores. Não faz sentido continuar pagando essa conta.

O Ministério da Economia no governo de Jair Bolsonaro tentou privatizar a CEITEC em 2019 e 2020, mas não encontrou compradores interessados. Com isso, o plano passou a ser extinguir a empresa.


Porém, em 2021 o TCU suspendeu a liquidação, alegando que o setor “é estratégico” e que não havia sido demonstrado “interesse público” no processo.

Como se não bastasse, agora o governo Lula criou um grupo para estudar a reversão da liquidação.

Resumindo: você continuará sustentando uma estatal deficitária.

Para o NOVO, a função do governo não é cuidar de empresas. Em vez de fabricar chips, extrair petróleo ou entregar cartas, o Estado brasileiro deveria focar em suas funções essenciais, como Saúde, Educação e Segurança. Isso, sim, faz a diferença na vida do cidadão.

Receba nossas

novidades por

email!