Entenda o que é o Mercado – e como ele tira as pessoas da pobreza

22 de janeiro de 2023

“Reação positiva do mercado”, “Mercado apreensivo”, “Mercado nervoso” – você já deve ter visto essas expressões em manchetes de notícias.

O mercado é um personagem frequente nos noticiários sobre política e economia. No entanto, no novo governo Lula, o mercado foi promovido a vilão nacional. Em uma entrevista recente, o presidente petista declarou que “o mercado não tem coração, sensibilidade ou humanismo”.

Mas será que isso é verdade? Será que o mercado é tão perverso?

Descubra o que é o mercado e por que essa fala do presidente mostra que ele não entende como um dos mecanismos mais importantes da nossa economia funciona.


Sistema de Trocas Voluntárias: o Mercado e sua Eficiência


O “mercado” não é uma pessoa, uma organização ou entidade.

O mercado é resultado das trocas voluntárias entre compradores e vendedores. Qualquer pessoa que ofereça um produto ou serviço participa do mercado, seja abrindo uma loja, vendendo produtos online ou oferecendo sua mão de obra. Da mesma forma, quem compra um produto ou serviço também participa do mercado, seja comprando um corte de cabelo, um carro ou produtos do dia a dia.

Quando as trocas entre compradores e vendedores não são controladas pelo governo, temos o que chamamos de “livre mercado”. Neste modelo, compradores e vendedores negociam seus próprios preços.


O mercado não é bom ou ruim, ele é apenas a forma mais eficiente de organizar a economia e levar pessoas à prosperidade. Compradores e vendedores definindo seus próprios preços é a forma mais eficiente de se organizar uma economia moderna. O livre mercado, segundo Adam Smith, é a “mão-invisível” que organiza a produção de forma a aumentar lucro e eficiência na economia, ao mesmo tempo que os preços caem para os compradores.




Entendendo o Mercado Financeiro

Outro alvo frequente das críticas de Lula é o mercado financeiro. Geralmente é a ele que se refere quando se fala do “mercado” ou da “bolsa”.

O mercado financeiro é frequentemente criticado, mas é importante compreender o que realmente representa. Na verdade, o mercado financeiro é simplesmente a compra e venda de ativos financeiros, como ações de empresas.

Quando as expectativas econômicas são positivas, o mercado reage positivamente e a bolsa sobe. Quando as expectativas não são boas, o mercado reage negativamente e a bolsa desce.

As perspectivas do mercado podem ser afetadas por instabilidade política, insegurança jurídica e más políticas econômicas. No entanto, não há um grupo organizado controlando o mercado, mas sim a reação racional de seus participantes, ou seja, as pessoas.

O Brasil precisa entender como funciona o mercado financeiro ao invés de o demonizar. Para tornar o país mais próspero e rico, é necessário adotar políticas que sejam favoráveis ao mercado.

Receba nossas

novidades por

email!