John Locke

26 de abril de 2020

A filosofia política de Locke baseava-se nas ideias de que governos deveriam ser consentidos pelos governados e no respeito ao direito – por ele considerado natural – do ser humano à vida, à liberdade e à propriedade. ⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Estes pensamentos influenciaram diretamente a derrubada do absolutismo na Inglaterra durante as Revoluções Inglesas. Após um longo processo, as revoluções culminaram na limitação do poder monarca e sua submissão ao Parlamento Inglês, através da Bill of Rights, considerado um dos pilares do sistema constitucional do Reino Unido. ⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A Bill of Rights definiu a estrutura do sistema monárquico parlamentar na Inglaterra, que vigora até hoje, estabeleceu os direitos individuais – especialmente da propriedade privada – a autonomia do Poder Judiciário, a liberdade de imprensa, a liberdade de expressão, a proibição de impostos excessivos e punições consideradas cruéis.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Posteriormente as ideias de Locke influenciaram também a Independência Americana e a sua Constituição.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Locke também é considerado o protagonista do empirismo, afirmando que todo conhecimento e aprendizagem decorre da experiência. Ele afirma que o homem é uma folha em branco e a experiência, a tinta que preenche as “páginas” da vida. Para Locke, o empirismo busca compreender os fatos de forma metodológica, sistemática e crítica.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
John Locke nasceu na Inglaterra no dia 29 de agosto de 1632 e estudou Filosofia e Medicina na Universidade de Oxford, instituição onde posteriormente lecionou. Faleceu com 72 anos, no ano de 1704.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Suas ideias influenciaram todo o pensamento filosófico político e têm impacto no mundo em diversas áreas até hoje.

Receba nossas

novidades por

email!