Estão tentando te enganar: veja 6 mentiras sobre o Fundão

23 de julho de 2021

⠀Conheça 6 mentiras sobre o Fundo Eleitoral.

Mentira 1: O Fundão torna as eleições mais competitivas

Muitos acreditam que o financiamento público, ao injetar mais dinheiro nas eleições, poderia atrair candidatos e tornar o processo mais competitivo. Entretanto, um estudo realizado por pesquisadores brasileiros mostra que é exatamente o contrário: uma redução de 25% na média de gastos de campanha leva a um aumento de 9% na quantidade de candidatos e a uma redução de 40% de sua renda média. Eleições mais baratas são mais competitivas e democráticas.

Fonte: Money and politics: the effects of campaign spending limits on political competition and incumbency advantage.

Mentira 2: o Fundão permite que os mais pobres participem do processo eleitoral

O Fundão é concentrado em poucos candidatos ricos. Um candidato a deputado federal com patrimônio declarado maior que 1 milhão recebe, em média, 9,4 vezes mais em fundo eleitoral que outro com patrimônio declarado menor que 10 mil.



No geral, 9% dos candidatos recebem metade de todos os recursos públicos. Isso ocorre porque a destinação do dinheiro é controlada pelos caciques partidários.

Mentira 3: o Fundão favorece a renovação política

Candidatos à reeleição recebem em média 14 vezes mais dinheiro do Fundo Eleitoral que novatos.


O financiamento público definitivamente atrapalha a renovação política e favorece os que já estão no poder.

❌ Mentira 4: o financiamento público como existe no Brasil é normal no restante do mundo

Mesmo antes do aumento do Fundão, o Brasil já era o país que mais gastava dinheiro público com campanha eleitoral no mundo. Hoje, a situação piorou.


Não há paralelo no mundo para um Fundo Eleitoral de R$5,7 bilhões.

Fonte: How Different is the Brazilian Political System? A Comparative Study

❌ Mentira 5: O Fundão não tira dinheiro de outras áreas (saúde, educação, segurança).

Os recursos são limitados. Uma vez que o governo decide aplicar mais em uma área, ele precisa cortar ou deixar de aplicar em outras. Por exemplo, os R$5,7 bilhões previstos para as campanhas eleitorais do ano que vem correspondem a quase 16 vezes o que foi orçado para saneamento básico em 2021.

❌ Mentira 6: o Fundão é necessário pois os partidos não são autossuficientes

As eleições de 2016 foram realizadas sem o Fundo Eleitoral e sem doações de pessoas jurídicas, apenas com Fundo partidário e doações de pessoas físicas. Tudo transcorreu normalmente. Em 2018, 12% dos deputados federais eleitos não utilizaram recursos públicos. Todos os mandatários do NOVO se elegeram sem usar o Fundão.

O NOVO é contra o Fundão, dinheiro do cidadão que podia ir para educação, saúde e segurança, mas vai financiar campanhas e ajudar os políticos de sempre a se perpetuarem no poder.

Não acredite em mentiras: o Fundão prejudica os brasileiros.

Receba nossas

novidades por

email!