Entenda os motivos da baixa produtividade brasileira e o que fazer para avançarmos

23 de abril de 2022

Todo país se desenvolveu aumentando sua produtividade, ou seja, o quanto pode produzir por hora de trabalho. Países ricos fizeram no passado e países em desenvolvimento fazem hoje. O Brasil, entretanto, não tem conseguido aumentar significativamente a produtividade nos últimos 40 anos.

Segundo o Banco Mundial, a maior diferença entre a produtividade do Brasil e a dos países ricos é explicada pela má alocação de recursos. Cada hora de trabalho poderia produzir 180% mais se os mesmos trabalhadores e as mesmas máquinas fossem empregados de modo mais eficiente.

Isso ocorre pois o Brasil impede que a concorrência funcione. Quando a concorrência funciona, as empresas mais produtivas oferecem melhores produtos, crescem e geram empregos, enquanto as menos produtivas precisam aprender com seus concorrentes para não fechar as portas.

No Brasil, há um grande número de empresas ineficientes que sobrevivem às custas de proteção, subsídios e regras diferenciadas. Com menos concorrência, temos um país menos produtivo e mais pobre.

A educação é a segunda maior causa para a baixa produtividade. O Brasil só universalizou o ensino básico nos anos 1990 e ainda sofre com baixos índices de escolaridade na força de trabalho. Além disso, os resultados no PISA revelam uma baixa qualidade do ensino e pouca evolução.

Para aumentar a produtividade brasileira, precisamos:


Facilitar a vida de quem quer trabalhar e empreender, reduzindo burocracias, privilégios e barreiras à concorrência.
Construir uma educação de qualidade.

🔸 O NOVO continuará trabalhando por um país mais próspero e com mais oportunidades.

Receba nossas

novidades por

email!