Entenda a tentativa fracassada de golpe no Peru

11 de dezembro de 2022

Nesta quarta-feira, 07/12, o presidente do Peru, Pedro Castillo, tentou um golpe de Estado…e foi preso!

Entenda o que aconteceu e como o nosso país vizinho chegou a esta situação:


Em 2020, Castillo – autodeclarado marxista – venceu a eleição presidencial no Peru contra Keiko Fujimori, filha do ex-ditador peruano, Alberto Fujimori.

O resultado foi apertado, contestado na Justiça e provocou diversas manifestações populares nas ruas do país.

Aqui no Brasil, a eleição de Castillo foi celebrada pelo PT, que apoiou publicamente o novo governo, apesar dos já presentes sinais de autoritarismo.


Ainda em campanha, por exemplo, Castillo havia desafiado a ordem institucional do país, prometendo desativar o Tribunal Constitucional do Peru, além de ameaçar o fechamento do Congresso se os parlamentares não aceitassem seus planos.

Apesar da vitória na eleição, Castillo encontrou o Congresso dominado por uma forte oposição e teve dificuldade para governar. Resultado: crise política.

Para piorar a crise que se instalava, o primeiro-ministro e todo o gabinete ministerial renunciaram aos seus cargos, tudo isso apenas no segundo mês de governo


Diante deste cenário, como todo autoritário, Castillo procurou concentrar cada vez mais os poderes em si para vencer a oposição institucional, o que resultou na tentativa ilegal, esta semana, de fechar o Congresso e dissolver o Judiciário.

Felizmente, a tentativa fracassou e a investida autoritária teve um final feliz: Pedro Castillo, o projeto de ditador, está preso e irá responder por tentativa de golpe de estado.

Este é mais um exemplo que demonstra o quanto precisamos estar atentos aos discursos e lideranças autoritárias. O Brasil precisa aprender com os exemplos que deram errado e se espelhar nos países e governos que deram certo. O NOVO sempre defenderá a liberdade e a democracia.

Receba nossas

novidades por

email!