Deputados do NOVO pedem esclarecimentos sobre ações para impedir atos violentos em Brasília

15 de janeiro de 2023

Em ofício enviado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, os deputados federais do NOVO solicitaram esclarecimentos sobre as ações realizadas para impedir as manifestações violentas ocorridas no último domingo em Brasília.

No documento, os parlamentares ressaltaram as notícias divulgadas de que a Agência Brasileira de Inteligência Nacional (ABIN) teria alertado na véspera das manifestações sobre a possibilidade de ações violentas e tentativa de ataques a prédios públicos. Os deputados também questionam o tratamento dado aos manifestantes detidos e querem esclarecimentos sobre as denúncias de maus tratos, algumas incluindo crianças e idosos, e possíveis prisões indevidas de manifestantes. O documento é assinado pelos deputados federais Paulo Ganime (RJ), Adriana Ventura (SP), Alexis Fonteyne (SP), Gilson Marques (SC), Lucas Gonzalez (MG) e Marcel Van Hattem (RS)

“A invasão e a depredação dos prédios públicos no último domingo são absurdas, ações desse tipo devem ser repudiadas. Porém, não podemos permitir abusos e omissão do governo. Além disso, precisamos saber quais as ações de prevenção e repressão contra as manifestações, uma vez que a ABIN enviou diversos alertas aos integrantes do Sistema Brasileiro de Inteligência. Não dá para dizer que não tinham conhecimento da gravidade dos atos”, afirma Ganime. 

No documento enviado ao Ministério, os deputados destacam que o ministro Flávio Dino já demonstrava conhecimento prévio dos riscos pois autorizou o uso da Força Nacional para auxiliar na proteção da Esplanada dos Ministérios entre os dias 7 e  9 de janeiro. “O que explica a ausência de membros da Força Nacional na proteção dos prédios que constituem o núcleo de poder da República, mesmo diante das notícias de avanço dos manifestantes?”, questionam. 

As denúncias de tratamento desumano aos manifestantes e possíveis prisões indevidas de manifestantes pacíficos também são questionadas pelos deputados. “É importante que o Ministério da Justiça esclareça o mais rápido possível esse assunto para que não haja qualquer dúvida sobre a atuação das autoridades na garantia da segurança das instituições.”, afirmou Paulo Ganime.

Fiscalizar as ações realizadas pelo Poder Público é fundamental para coibir abusos e garantir o pleno funcionamento das instituições. O NOVO defende a liberdade de expressão e de manifestação, e condena veementemente os atos de vandalismo ocorridos em Brasília.

Vamos continuar trabalhando através dos caminhos institucionais e democráticos para transformar a política brasileira.

Receba nossas

novidades por

email!