Bancada do NOVO participará de iniciativa para fiscalizar os ministérios do Governo Lula

14 de abril de 2023

Os partidos da oposição se juntaram para fiscalizar a atuação de todos os ministérios do Governo Lula. O grupo de parlamentares, formado por deputados federais e senadores, anunciou a criação do Grupo de Trabalho dos Gabinetes de Fiscalização Especializada. A iniciativa tem como objetivo vistoriar as ações, avaliar as políticas públicas e os gastos dos ministérios, das agências reguladoras e de empresas públicas.

O modelo de fiscalização é inspirado nos “shadow cabinet” (“gabinetes sombra”), comuns em países como Reino Unido, Portugal e Espanha. Cada parlamentar será responsável por acompanhar de perto uma área específica do governo, utilizando, para isso, um permanente cruzamentos de informações, de forma coordenada, o que facilitará possíveis denúncias e ações judiciais no caso de medidas prejudiciais do governo.

Os parlamentares do NOVO fazem parte do grupo e serão responsáveis pelas seguintes áreas:

Adriana Ventura (dep. federal) -> Ministério da Saúde
Gilson Marques (dep. federal) -> Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional
Marcel van Hattem (dep. federal) -> Ministério das Relações Exteriores
Eduardo Girão (Senador) -> Ministério dos Direitos Humanos

A iniciativa dos gabinetes de fiscalização busca fortalecer a oposição ao Governo Lula e diminuir o impacto de ações prejudiciais do Executivo. “É realmente inovador esse modelo (…) Acho que a gente vai conseguir nesse trabalho ter um foco muito especial e de forma coordenada, nos ministérios do atual governo Lula, que está completamente perdido, está cansado já, com 100 dias de governo, e rancoroso”, afirmou o senador Eduardo Girão.

Em pouco mais de 100 dias do atual Governo Lula, já foi possível observar diversos retrocessos, como a revisão do Marco Legal do Saneamento, mudanças na Lei das Estatais e nepotismo nos Tribunais de Contas, além das constantes declarações do presidente e seus ministros sobre aumento de impostos e mudanças na regra de gastos do governo.

O NOVO e nossos eleitos vêm realizando diversas ações para conter os impactos negativos das ações do governo e tentar reverter os retrocessos. Com os gabinetes de fiscalização, temos mais um reforço na luta contra quem só atrasa o Brasil.

Receba nossas

novidades por

email!