Bancada do NOVO lança plano de integridade para mais ética e transparência na Câmara de BH

27 de abril de 2021

Os vereadores do NOVO em Belo Horizonte, Marcela Trópia, Fernanda Altoé e Bráulio Lara, lançaram na última quarta-feira (28) um Plano de Integridade para o mandato, como base para as ações parlamentares.

O evento foi online e contou com a participação do governador de Minas Gerais Romeu Zema (NOVO), além de outros integrantes do Executivo estadual.

O Plano de Integridade estipula uma série de medidas para trazer mais ética e transparência às atividades legislativas na Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Ele indica as ações de gerenciamento de risco, visando sua prevenção, detecção, monitoramento, punição e remediação de atos de corrupção, suborno, fraudes, assédio, discriminação, preconceito e demais desvios éticos comportamentais e condutas ilícitas.

Marcela Trópia, líder da bancada do NOVO, reforça a satisfação em poder colocar em prática um de seus compromissos de campanha. “O compliance já é uma prática comum no setor privado, mas não no setor público. Estamos inovando ao trazer uma prática que reforça a ética e integridade em nossos mandatos”.

Para a vereadora Fernanda Pereira Altoé, normas e leis devem ser cumpridas. “É aí que entra o Plano de Integridade, pois os sistemas devem funcionar bem e seguindo as regras. Devemos dar o exemplo ao estruturar boas práticas de integridade e tornando o serviço público ainda mais transparente”.

“Sem dúvida alguma vai somar bastante em nossos mandatos e será um exemplo para o Legislativo da capital mineira, já que é um programa inédito”, enfatiza o vereador Bráulio Lara.

O Plano de Integridade da bancada do NOVO dispõe sobre diversos itens em que os mandatários e assessores de gabinete devem conduzir seus trabalhos. As regras versam sobre valores e princípios, respeito à legislação, combate ao abuso de poder e à corrupção, dentre outros.

Queremos dar o exemplo e quem sabe influenciar todo setor público no país. Infelizmente, a corrupção no país é um assunto recorrente, e esse ‘compliance’ pode tentar garantir um trabalho de acordo com código de ética de forma antecipada”, finaliza o vereador Bráulio Lara.

Acesse aqui o Plano de Integridade completo

Foto: divulgação

Receba nossas

novidades por

email!