Assembleia do RJ deixa de votar – de novo – Projeto com emenda de Alexandre Freitas

13 de setembro de 2019

Após retirada de pauta por quatro vezes, dada a ausência de quórum, muitas vezes esvaziado, novamente nesta quinta (12), na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), a votação o projeto que garante mais transparência ao funcionamento do Legislativo estadual do Rio de Janeiro foi adiada.

 

Placar da Alerj mostra momento em que apenas 32 deputados, dos 70, estavam presentes no plenário, na tarde desta quinta-feira (12)
Foto: divulgação

 

Conforme prevê o texto do Projeto de Resolução (PL 812/2018) de Eliomar Coelho (PSOL), deverá ser instaurado no site da Alerj uma lista, de todas as sessões, com a lista de presença dos parlamentares o que, consequentemente, expõe os faltosos.

 

No mesmo projeto, uma emenda do deputado Alexandre Freitas (NOVO RJ) propõe a divulgação, também no portal institucional, da listagem dos funcionários de todos os gabinetes parlamentares, além de seus salários – o que gerou controvérsia entre os parlamentares.

 

Com 31 deputados presentes, a votação do Projeto, ficou para outra oportunidade. Segundo o presidente da Assembleia, André Ceciliano (PT), a mesa diretora vai apresentar algumas emendas para adequar a proposta à capacidade da Casa: as faltas serão divulgadas quinzenalmente, e a Alerj terá 180 dias para dar transparência à lista de assessores de cada parlamentar.

 

O projeto com adição da emenda dá transparência ao parlamento. Quem se beneficia é o cidadão fluminense, que poderá fiscalizar seus representantes. Transparência e gestão são valores fundamentais para a boa administração pública.

 

Um NOVO Brasil já começou.

 

Receba nossas

novidades por

email!