Marcel Van Hattem Protocola Notícia-crime Contra Alexandre de Moraes: Resposta às Mensagens Vazadas

Marcel van Hattem, que protocolou a notícia-crime contra Alexandre de Moraes, discursa na Câmara dos Deputados.
Marcel van Hattem é um dos congressistas mais atuantes contra os abusos de Alexandre de Moraes, buscando o impeachment do ministro desde 2024 por conta dos Twitter Files Brasil, a Vaza Toga e todos os demais escândalos envolvendo o magistrado desde então (créditos: Câmara dos Deputados).
10 de março de 2026

As mensagens entre o ministro Alexandre de Moraes e o banqueiro Daniel Vorcaro escancararam um esquema de influência e conflitos de interesse no escândalo do Master. Diante de indícios graves envolvendo contratos milionários e diálogos suspeitos durante investigações judiciais, o NOVO decidiu agir. É por isso que o deputado Marcel van Hattem (NOVO-RS) protocolou uma notícia-crime na contra Alexandre de Moraes, para que os fatos sejam investigados e os abusos de poder não fiquem impunes.

O deputado gaúcho protocolou a ação nesta segunda-feira (09) durante uma coletiva de imprensa do NOVO, liderada pelo governador Romeu Zema, anunciando várias ações do Partido em resposta aos desdobramentos do Caso Master.

Marcel destaca que um contrato milionário firmado pela esposa do ministro levanta questionamentos gravíssimos sobre conflito de interesses e possível favorecimento.

Viviane Barci de Moraes firmou um contrato de cerca de R$ 129 milhões para atuar na defesa do Banco Master, sem comprovação de qualquer ação sólida em para defender a instituição financeira. É o que o congressista do NOVO destaca:

“Como é possível que Viviane de Moraes tenha um contrato de 129 milhões, e na primeira prisão Vorcaro tenha conversado com Moraes? Contem com o Partido Novo, na Câmara, no Senado e com o nosso líder, Romeu Zema”.

— Marcel van Hattem envia notícia-crime contra Alexandre de Moraes

— Zema lidera pedido de impeachment de Alexandre de Moraes

— O NOVO é o Partido com mais ações contra os abusos do STF no Caso Master

Marcel van Hattem envia notícia-crime contra Alexandre de Moraes

O documento também pede que a PGR solicite ao ministro André Mendonça, relator do caso do Banco Master no Supremo, o compartilhamento das provas obtidas na Operação Compliance Zero.

Entre os elementos citados estão mensagens nas quais Vorcaro teria discutido detalhes de investigações sigilosas e até consultado Moraes sobre a lista de convidados de um fórum jurídico realizado em Londres em 2024.

De acordo com os registros encontrados, Moraes teria solicitado que o empresário Joesley Batista fosse retirado da lista de participantes do evento, pedido que acabou sendo encaminhado por Vorcaro à organização.

Confira mais algumas ações do NOVO contra os abusos de Moraes no Caso Master!

Zema lidera pedido de impeachment de Alexandre de Moraes e reúne lideranças do NOVO em Brasília

A notícia-crime apresentada por Van Hattem faz parte de uma ofensiva mais ampla liderada pelo Romeu Zema (NOVO), que anunciou no mesmo dia um pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes.

O anúncio ocorreu durante uma coletiva de imprensa realizada em frente à presidência do Senado, reunindo diversas lideranças do Partido Novo, como o senador Eduardo Girão, o próprio Marcel van Hattem, o presidente do partido Eduardo Ribeiro e o ex-procurador Deltan Dallagnol.

Durante o evento, Zema afirmou que as mensagens encontradas pela Polícia Federal no celular de Vorcaro derrubam por terra qualquer aparência de imparcialidade de Moraes:

“Tanto Moraes quanto Dias Toffoli estão envolvidos no mesmo problema. São ministros do STF que não têm moral nenhuma para julgar nada”, afirmou.

Zema também deixou claro que o movimento liderado pelo NOVO não tem motivação eleitoral, mas sim o objetivo de restaurar a ética nas instituições.

“Esse é um movimento pela ética. Muitos partidos estão colocando panos quentes no Caso Master. O NOVO vai no caminho contrário: ministros do STF e demais autoridades precisam ser investigados e punidos”, declarou.

O governador também criticou a existência de autoridades intocáveis no país: “Castas existem na Índia, não no Brasil. Isso é uma afronta ao brasileiro que trabalha honestamente.”

Confira: “Romeu Zema, Governador de Minas: É Trem Bom? Veja os Resultados do Mandato”!

O NOVO é o Partido com mais ações contra os abusos do STF no Caso Master

Enquanto grande parte da classe política prefere o silêncio diante do escândalo, o Partido Novo se tornou a principal força de investigação política sobre o Caso Master.

Entre as principais ações já realizadas pelo Partido estão:

— O senador Eduardo Girão conseguiu as assinaturas necessárias para a CPI do Banco Master no Senado;

— Girão assinou pedido de impeachment contra o ministro Dias Toffoli;

— Marcel van Hattem e Girão enviaram outra notícia-crime e pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes por interferência no caso;

— A deputada Adriana Ventura apresentou uma PEC criando um Código de Conduta para ministros do STF;

— A bancada acionou a Polícia Federal e a PGR pedindo o afastamento de Dias Toffoli do Caso;

— O Partido cobrou explicações do governo Lula sobre encontros com Daniel Vorcaro;

— Lideranças do NOVO denunciaram tentativas de cooptação e acordos milionários ligados à defesa do banco.

Enquanto muitos partidos preferem proteger poderosos em Brasília, o NOVO segue fazendo o que poucos têm coragem de fazer: investigar abusos, exigir responsabilização e defender que a lei valha para todos. Em uma democracia de verdade, ninguém está acima da lei. Nem mesmo ministros do Supremo.

Clique aqui e filie-se ao NOVO: o Partido mais combativo contra os abusos do Caso Master!

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

Confira mais notícias do NOVO