
Porto Alegre acaba de dar um passo histórico na área da educação. Foi lançado nesta quinta-feira (21) o projeto Escola Bem-Cuidada, a maior parceria público-privada (PPP) de educação entre as capitais brasileiras. O programa vai garantir infraestrutura renovada, manutenção contínua e a construção de novas unidades na rede municipal, beneficiando diretamente mais de 45 mil estudantes.
Ao todo, serão 107 escolas contempladas: 97 já existentes e outras 10 novas que serão construídas.
O secretário de Parcerias de Porto Alegre e ex-deputado estadual pelo NOVO RS, Giuseppe Riesgo, ressaltou que o objetivo da iniciativa é elevar a qualidade da educação sem aumentar a carga tributária:
“Com a Escola Bem-Cuidada, professores e diretores vão ter tempo para focar no ensino, enquanto a estrutura das escolas estará sempre em dia. Isso significa conforto pros alunos, tranquilidade pros professores e uma educação pública mais eficiente. E tudo isso, sem cobrar um centavo a mais em impostos”, destacou Riesgo.
A PPP vai proporcionar não apenas reformas e manutenção das unidades escolares, mas também investimentos em tecnologia, climatização, limpeza e segurança. Além disso, o projeto prevê a construção de novas creches e pré-escolas em bairros de maior demanda, ampliando o acesso à educação infantil na capital gaúcha.
Com a implementação da Escola Bem-Cuidada, Porto Alegre assume protagonismo como a capital brasileira com a maior PPP em educação já realizada, reforçando o compromisso da gestão pública com inovação, eficiência e responsabilidade com os recursos dos cidadãos.