Pacote da Paz: Bancada do NOVO em Curitiba Manifesta Apoio às Medidas e Reforça Denúncias do Dossiê Moraes

A bancada do Partido Novo em Curitiba apresentou uma moção de apoio ao Pacote da Paz, lançado pela oposição ao governo Lula no STF. Da esquerda para direita: Rodrigo Marcial, Indiara Barbosa e Guilherme Kilter (créditos: reprodução).
A bancada do Partido Novo em Curitiba apresentou uma moção de apoio ao Pacote da Paz, lançado pela oposição ao governo Lula no STF. Da esquerda para direita: Rodrigo Marcial, Indiara Barbosa e Guilherme Kilter (créditos: reprodução).
08 de agosto de 2025

A bancada do NOVO na Câmara de Curitiba — formada pelos vereadores Rodrigo Marcial, Indiara Barbosa e Guilherme Kilter — apresentou nesta semana um requerimento de votos de congratulações e aplausos aos deputados federais e senadores da oposição que, diante da escalada autoritária do STFl, lançaram o chamado Pacote da Paz.

A iniciativa no Congresso representa uma resposta institucional da oposição aos sucessivos abusos de poder cometidos por membros do STF, especialmente em decisões monocráticas que afrontam o devido processo legal, a separação de poderes e a liberdade de expressão.

O Pacote da Paz

O Pacote da Paz propõe três medidas centrais:

Impeachment do ministro Alexandre de Moraes por crimes de responsabilidade;

Anistia ampla aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023;

Fim do foro privilegiado, que tem sido utilizado para coação política.

Em paralelo, os parlamentares curitibanos destacaram o papel do projeto Dossiê Moraes, liderado por Rodrigo Marcial, como ferramenta de denúncia e vigilância cívica.

A plataforma já documenta mais de 75 casos de abusos cometidos pelo ministro Alexandre de Moraes, incluindo censura à imprensa, perseguição a parlamentares e cidadãos, prisões ilegais, bloqueios de redes sociais e decisões de forte impacto político e econômico — todos embasados em registros oficiais e documentos públicos.

“O movimento da oposição no Congresso mostra que há um limite para o arbítrio. Não se trata de partido, mas de proteger o Estado de Direito. Com o Dossiê Moraes, tornamos visível o que antes estava disperso. Com o Pacote da Paz, o Legislativo começa a reagir como poder autônomo”, afirma o vereador Rodrigo Marcial.

O site segue aberto à colaboração da sociedade, recebendo novos relatos, denúncias e sugestões de correção, com total transparência e base documental. Já são mais de 30 mil assinaturas em apoio ao pedido de impeachment.

Clique aqui e saiba mais sobre os motivos que fundamentam o impeachment de Alexandre de Moraes!

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

Confira mais notícias do NOVO