Em 1 ano, governo Adriano Silva entregou mais títulos de propriedade que o acumulado dos 10 anos anteriores em Joinville

07 de janeiro de 2022

Nosso prefeito em Joinville, Adriano Silva, possibilitou que mais de 1000 imóveis urbanos fossem regularizados no primeiro ano através da mudança de um decreto. Isso é mais do que a regularização fundiária urbana promovida em mais de uma década de gestões anteriores.

De acordo com o prefeito Adriano Silva, a iniciativa representa um marco histórico para o município e para as famílias beneficiadas com a regularização dos seus imóveis.

Resultado obtido, segundo ele, graças ao trabalho e à união dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que demandaram diferentes iniciativas, desde alterações na legislação, treinamentos, capacitações dos servidores públicos e troca de informações com cartórios e órgãos do Poder Judiciário.

“Nos últimos onze anos, a Prefeitura de Joinville emitiu cerca de 750 certificados. Em menos de dez meses, desde o início deste ano, entregamos mais de mil licenças. Um trabalho que leva dignidade às famílias que ainda não possuíam documentos para comprovar o seu patrimônio”, destacou.

Para o secretário de Habitação, Rodrigo Andrioli, além de dar titularidade aos ocupantes dos imóveis, a REURB incorpora as áreas irregulares ao ordenamento territorial urbano, garantindo a viabilização de serviços públicos como coleta seletiva, esgoto sanitário, iluminação, drenagem, pavimentação, entre outros.

Aos beneficiados pelo certificado, o secretário explica: “Depois de emitidas, a Secretaria de Habitação encaminha as certidões aos cartórios para a abertura das matrículas individualizadas e, ao final do processo, o cidadão recebe a escritura pública do imóvel”.

A regularização fundiária urbana não existe no Brasil. Metade dos brasileiros não têm títulos de propriedade e estão em situação de moradia irregular, dificultando o acesso a financiamentos e a serviços públicos básicos. A insegurança de posse também diminui os incentivos para investir no lar.

Pensando nisso, a prefeitura de Joinville mostrou que com uma simples adequação e capacitação de equipes, é possível mudar a realidade da população. O NOVO e seus eleitos seguem trabalhando para levar mais oportunidades a todos.

Compartilhe

VEJA TAMBÉM

Confira mais notícias do NOVO
Requerimentos de informação de Adriana Ventura em conjunto com outros deputados do NOVO buscam esclarecer o escândalo do roubo de empréstimos consignados pelo INSS (créditos: Câmara dos Deputados).

Escândalo dos Consignados: NOVO Questiona Governo Lula e AGU sobre Processos Judiciais Envolvendo Fraudes nos Empréstimos do INSS

O escândalo do roubo de mais de R$ 90 bilhões em empréstimos consignados pelo INSS precisa ser esclarecido: por isso, os deputados do NOVO apresentaram dois requerimentos de informação sobre ações judiciais relacionadas a descontos em empréstimos dessa categoria que beneficiaram o instituto de previdência nos últimos 10 anos. Ambos os requerimentos foram protocolados na […]
Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini protocolaram uma ação contra a viagem ilegal de Janja à Rússia (créditos: reprodução).

Após Viagem de Janja para Rússia, Guilherme Kilter e Jeffrey Chiquini Acionam Justiça Federal para Barrar Viagens Internacionais da Primeira-dama com Dinheiro Público

A primeira-dama, Janja, não tem o direito de utilizar dinheiro público para realizar viagens representando o governo brasileiro, como faz na viagem à Rússia: por isso, o vereador de Curitiba, Guilherme Kilter (NOVO), e o advogado Jeffrey Chiquini, filiado ao NOVO, entraram com uma ação na justiça para barrar este absurdo. Os dois representantes do […]
Marcel van Hattem solicitou a presença do ministro Ricardo Lewandowski para esclarecer o asilo político concedido à ex-primeira-dama corrupta do Peru (créditos: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados).

FAB Usada para Resgatar Ex-primeira-dama Corrupta do Peru: Câmara Aprova Pedido de Marcel van Hattem para Convocar Ricardo Lewandowski para Esclarecer o Caso

O governo brasileiro precisa explicar por que usou recursos públicos, por meio da Força Aérea (FAB), para resgatar a ex-primeira-dama corrupta do Peru, Nadine Heredi, quando ela estava prestes a ser presa: é por isso que o deputado Marcel van Hattem (NOVO-RS) pediu a convocação do ministro da Justiça do governo Lula, Ricardo Lewandowski, para […]