Zema cria comissão para a recuperação de área atingida por rompimento de barragem em Mariana

17 de julho de 2019

Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), assinou nesta terça-feira (16/7), em Mariana, região Central do estado, um decreto instituindo a o Comitê Gestor Pró-Rio Doce, em decorrência da ruptura da Barragem de Fundão, da Samarco, em novembro de 2015. O Comitê terá como função a recuperação socioambiental e econômica dos municípios pertencentes à bacia hidrográfica do Rio Doce que foram atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana.

 

“Estou aqui hoje, na nossa eterna capital Mariana, para dizer que estamos juntos, unidos para tornar essa cidade, esse povo, prioridade de Estado. As vozes de vocês são as vozes das nossas Minas Gerais e serão ouvidas. Vamos reconstruir nosso patrimônio. Quero que todas as pessoas atingidas pelo rompimento da Barragem de Fundão sejam justamente indenizadas. Sei que não há recurso que valha o que perderam. Mas sempre há tempo e espaço para o ressarcimento. E também aguardo a rápida compensação aos municípios afetados”, afirmou o governador.

 

Governador Romeu Zema visita a construção de Bento Gonçalves.
Data: 16-07-2019.
Local: Mariana.
Foto: Renato Cobucci/ Imprensa-MG

 

O Comitê será coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, e também será composto pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Advocacia-Geral do Estado e Controladoria-Geral do Estado, além das secretarias de Estado de Governo; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Desenvolvimento Econômico; Desenvolvimento Social; Infraestrutura e Mobilidade; Saúde; Cultura e Turismo; Educação; e pela Copasa.

 

Por determinação do governador, o Estado de Minas Gerais antecipou o pagamento das parcelas dos repasses devidos aos municípios de Brumadinho e Mariana, referentes ao acordo firmado com as prefeituras, em 4 de abril deste ano. A iniciativa tem como objetivo auxiliar as administrações municipais das duas cidades mineiras atingidas por rompimentos de barragens.

 

O decreto que criou o grupo foi assinado em Mariana durante as comemorações do Dia de Minas, que celebra 323 anos do município. Anualmente, no dia 16 de julho, a capital do estado é transferida simbolicamente para Mariana, primeira capital do estado.
 

 

Foto: Renato Cobucci/Imprensa MG

 

Receba nossas

novidades por

email!