Zema anuncia novas medidas de prevenção à violência nas escolas de Minas Gerais

13 de abril de 2023

O Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), anunciou, nesta quarta-feira (12/04), novas medidas para reforçar a segurança nas escolas do estado. O conjunto de ações será implementado para melhorar o protocolo de acesso aos prédios escolares, expandir a rede de monitoramento e facilitar a comunicação entre as instituições de ensino e as forças de segurança mineiras.

Além das escolas estaduais, os procedimentos poderão ser estendidos tanto para a rede municipal quanto para a particular. “O que nos queremos é o aluno mineiro bem servido, numa escola segura, merenda boa e aprendendo muito. Sem educação esse Estado não avança. Todos esses procedimentos serão para rede municipal e a rede particular. Vai depender do prefeito e da escola querer aderir”, afirmou Zema.

Em conjunto com o novo protocolo de acesso aos prédios escolares, que torna obrigatória a identificação e autorização para a entrada de visitantes, será implementado também um canal de comunicação direto entre os diretores de escolas e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). “Os diretores terão um número exclusivo de cada comando de unidade para que possam comunicar ocorrências que tenham necessidade de intervenções mais urgentes”, anunciou o governador mineiro.


Governo de Minas intensificou os investimentos na rede de ensino

Antes mesmo da recente onda de ataques em escolas pelo Brasil, o Governo de Minas já havia iniciado um plano de melhoria da segurança nas escolas. Desde 2022, estão sendo investidos R$ 48 milhões para equipar todas as escolas da rede estadual com um sistema de segurança por videomonitoramento e alarme, o que já foi concluído em 75% das unidades.

Em 2022, como parte dos esforços para melhorar o ambiente escolar e o aprendizado dos alunos, Minas criou um Núcleo de Acolhimento Educacional (NAE) e contratou mais 460 psicólogos e assistentes sociais, que realizam um trabalho de acompanhamento e diálogo constante com a comunidade escolar. Com isso, há um auxílio para os profissionais de educação na resolução de conflitos, na identificação de estudantes em situações de vulnerabilidade, e na promoção de ações que cooperem para a melhoria do ambiente escolar.

O Governo mineiro também buscou intensificar a união com as forças de segurança para tornar os ambientes escolares mais seguros. Programas como o Patrulha Escolar e Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) são realizados em parceria com a Polícia Militar de MG e contemplam mais de 150 mil estudantes da rede estadual de ensino, contribuindo com a adoção de medidas de prevenção à violência e ao consumo e tráfico de drogas.

Para o NOVO Governo de Minas, liderado por Romeu Zema, educação é e sempre será uma prioridade. A gestão continuará trabalhando para que os alunos, os pais e os profissionais de educação tenham apoio, segurança e tranquilidade para frequentar as escolas.



Receba nossas

novidades por

email!